Aguarde, carregando...

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE AUMENTA 36% EM 10 DIAS NO RS

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE AUMENTA 36% EM 10 DIAS NO RS
Patrick Savaris
Por: Patrick Savaris
Dia 30/04/2020 18h48

Estado soma quatro mortes neste ano, chegando ao recorde de vítimas em razão da doença.

Em 10 dias, o Rio Grande do Sul confirmou mais 452 casos de dengue, chegando a 1.684 pessoas infectadas pela doença de janeiro a abril. O aumento é de 36% na comparação com o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). 


A atualização foi divulgada nesta quinta-feira (30), tendo como referência os dados coletados até o dia 25 deste mês. Neste ano, o Rio Grande do Sul já soma quatro mortes pela doença – o maior número de vítimas por dengue em solo gaúcho desde o início da série histórica da doença.

Do total de infectados, mais de 1,3 mil são considerados autóctones, isso é, com a dengue contraída dentro do território gaúcho. Isso demonstra que o Aedes aegypti, vetor do vírus, está com maior circulação no Estado.


Conforme a SES, dos 497 municípios, 387 (77%) são considerados infestados pelo mosquito.


— Quanto mais municípios infestados por mosquitos, maior a chance de termos um grande número de casos confirmados da doença — salienta Catia Favreto, responsável pelo programa das Arboviroses na SES.


De acordo com ela, cinco municípios concentram 65% dos casos de dengue autóctone: Cerro Largo, Constantina, Santa Rosa, Santo Cristo e Três Passos, todos na região Noroeste.

Gaúcha ZH

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas de controle para suas contas.