Aguarde, carregando...

CONSTANTINA: MINISTÉRIO PÚBLICO INAUGURA SEDE DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA

CONSTANTINA: MINISTÉRIO PÚBLICO INAUGURA SEDE DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA
Por: Usuário Admin
Dia 28/05/2021 09h46

É a primeira sede própria do MPRS no município e conta com mais duzentos e cinquenta metros quadrados e acessibilidade.

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, inaugurou, na tarde desta quinta-feira, 27 de maio, o prédio do Ministério Público no município de Constantina. É a primeira sede própria do MPRS no município e conta com mais duzentos e cinquenta metros quadrados e acessibilidade. A cerimônia, realizada presencialmente para um restrito número de pessoas, obedeceu todos os protocolos de distanciamento social.

{CONSTANTINA: MINISTÉRIO PÚBLICO INAUGURA SEDE DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA}

Em sua manifestação, Dallazen ressaltou as mudanças e o crescimento da Instituição após 1988 e o papel cada vez mais fundamental do Ministério Público no atendimento das demandas das populações mais vulneráveis. Reiterou a importância da sede própria para comunidade de Constantina, que agora conta com um prédio acessível como a lei prevê que todas as instituições públicas devem ser. “A verdadeira grandeza do Ministério Público não se mede pela estrutura física, que ampliou por ter a necessidade de atender melhor o cidadão, mas pelo trabalho que é prestado e pela confiança que a população deposita em ter a sua demanda atendida, não só pelo MP, mas por todo o poder público. Todo temos uma parcela de responsabilidade e precisamos exercê-la de forma harmônica”, completou o chefe do MPRS.

Na mesma linha, a promotora de Justiça de Constantina, Cláudia Maria Cezar Massing, reiterou a relevância do momento para a Instituição e para a comunidade. “É realmente muito importante que tenhamos uma sede porque cria uma identificação própria para o Ministério Público. No interior as pessoas confundem muito o poder judiciário e o Ministério Público, muitas vezes não conseguem identificar as diferenças. Então, essa nossa sede é uma conquista muito grande, principalmente para a população. A gente vai conseguir ter uma estrutura mais adequada para um atendimento mais qualificado. Onde nós estávamos não tinha, por exemplo, acessibilidade. Vai nos possibilitar, a partir de agora, o melhor atendimento para as pessoas que são o nosso destinatário de serviço", disse.

{CONSTANTINA: MINISTÉRIO PÚBLICO INAUGURA SEDE DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA}

O procurador de Justiça Júlio César Pereira da Silva, que atuou em Constantina entre 1986 e 1988 e foi o segundo membro do MP a atuar na Comarca, relembrou um pouco da história e das dificuldades enfrentadas na época para garantir que a população fosse atendida. “Quando eu estive lá e assumi aquela Promotoria, após o colega Alfredo Francisco Novroth, era tudo bastante difícil. A Promotoria funcionava dentro do Fórum, que, por sua vez, funcionava em acanhadas acomodações em cima de uma sapataria. Não havia telefone e nós atendíamos as chamadas porque fizemos um acordo com o sapateiro. Então, era na sapataria que tratávamos de assuntos, muitas vezes sigilosos, com a Procuradoria-Geral ou a Corregedoria. A inauguração da sede é um grande passo, é um avanço muito grande. Que os novos espaços do Ministério Público venham dar conforto, melhor qualidade aos serviços e ao atendimento das pessoas daquela. Fui muito feliz começando a minha carreira lá, foi minha primeira Comarca e é muito alvissareira a notícia de que Constantina terá um espaço novo para que o Ministério Público possa desempenhar suas funções”, disse o procurador.

O presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Tavares, sublinhou que a sede traz uma identidade ao Ministério Público no município. “Ter uma casa própria, um prédio próprio que identifique a Instituição é sempre bom. A infraestrutura para os servidores melhora bastante e afeta positivamente o ambiente de trabalho, porém, o mais importante é que isso reflete diretamente no melhor atendimento à população, que é o nosso objetivo final”, disse João Ricardo.

{CONSTANTINA: MINISTÉRIO PÚBLICO INAUGURA SEDE DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA}

O vice-prefeito de Constantina, Adroaldo Araújo, destacou a importância da nova sede e o papel do MPRS em uma sociedade. “O Ministério Público tem a função extremamente relevante de manutenção da justiça e do equilíbrio social, além de fazer com que os três poderes - Judiciário, Legislativo e Executivo - trabalhem em harmonia. O município estava esperando essa nova sede, porque a Comarca abrange quatro cidades, Constantina, Engenho Velho, Xingu e Liberato Salzano. Nós estamos muito contentes de estar nesse ato histórico aqui para Constantina, que vai representar muito para o equilíbrio social, para mais harmonia e mais participação da sociedade como um todo”, disse.

PRESENÇAS

Estiveram presentes ao ato o secretário-geral do Ministério Público, Júlio César de Melo, o promotor de Justiça de Sarandi, Caio Isola de Aro, a promotora de Justiça de Soledade e que também atuou em Constantina, Kátia Regina Griza, o presidente da Câmara de Vereadores, Ari Dirceu Giacomini, e o juíz de Direito de Constantina, David Reise Gasparoni.


Fotos: Tiago Coutinho/MPRS

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas de controle para suas contas.