Home > Religião > DÁ PARA VIVER SEM DEUS NESTE MUNDO?

DÁ PARA VIVER SEM DEUS NESTE MUNDO?

Onde é o lugar de Deus no mundo? Para quê precisamos Dele? Dá para viver sem Deus neste mundo? Como juntar Deus a este mundo? Essas perguntas são importantes, mas nós temos que perceber que o mundo também funciona sem a hipótese Deus. Porém, quando pensamos na relação do mundo com Deus, descobrimos que a fé em Deus é uma ajuda grandiosa para uma convivência mais humana.

Se não existe Deus, ao qual todas as pessoas podem se sentir vinculadas, só vai restar o direito do mais forte, e isto com certeza não é nenhuma bênção para a humanidade nem para a convivência. Poderíamos fazer a seguinte afirmativa: para que as pessoas se tratem mutuamente com humanidade, há necessidade de Deus, mas Deus não se deixa usar, nem mesmo para uma convivência salutar. Ele é aquele que cede tudo, Ele força as pessoas a tomarem consciência de seus limites e só nessa consciência o ser humano vai viver de acordo com sua natureza. Quando a pessoa não acredita em Deus, é tentada a transformar-se ela mesma em Deus.

A bíblia descreve a primeira tentação do ser humano, exatamente assim. Qual foi a primeira tentação do ser humano, de Adão e Eva? Ser igual a Deus. É uma humilhação para a sua grandiosa autoimagem, quando depende de alguém maior. Mas só quando a pessoa olha para algo maior vai viver bem e dignamente e permitirá que as outras pessoas também vivam assim. Quando não reconhece um Deus acima dela, a pessoa tende a procurar outros “deuses”, como o dinheiro, o poder, o sexo, o sucesso… Mas esses deuses não fazem bem ao ser humano. Eles o escravizam.

A fé em Deus é, por isso, a garantia de liberdade. A bíblia descreve nos primeiros capítulos do Genesis: como se parece o mundo quando as pessoas se fazem como deuses! Há mortes e assassinatos. Entre aqueles que queriam construir uma torre até o céu, só houve discórdia em Babel.

Para a bíblia, a fé em Deus é a condição do ser humano poder sobreviver bem com as outras pessoas e segundo sua natureza. E isso não é nenhuma concepção ingênua. Exatamente por que também as pessoas que acreditam em Deus matam as outras e procedem injustamente. Os profetas têm de alertar sempre para que as pessoas se respeitem, tratem as outras com retidão e se amem. Por isso, leitor, a noção Deus no mundo irá nos ajudar e nos inspirar a viver de forma mais humana e mais pacífica.

 

Padre Ezequiel Dal Pozzo