Home > Agricultura > EMATER/RS-ASCAR PROMOVE DIA DE CAMPO PARA FAMÍLIAS INDÍGENAS

EMATER/RS-ASCAR PROMOVE DIA DE CAMPO PARA FAMÍLIAS INDÍGENAS

Dentro das ações do projeto da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), executados pela Emater/RS-Ascar em todo o Estado, está o acompanhamento e orientação às famílias indígenas. No município de Constantina, para atender a esse planejamento, a equipe da Emater/RS-Ascar realizou neste mês palestra e um dia de campo. A atividade foi realizada na escola da Linha Capinzal, interior do município, e contou com a parceria da administração municipal.

Para levar informação sobre os cuidados com a saúde, especialmente para conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero, a equipe do posto de saúde indígena palestrou durante a atividade. Em seguida, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Rubem Bernardi, falou sobre segurança e soberania alimentar, a importância do consumo de alimentos naturais e mostrou como implantar uma horta doméstica e os manejos de cultivo.

Uma propriedade da Linha Capinzal foi visitada pelo grupo, que pode conhecer um modelo de horta doméstica estruturada em uma estufa e a produção de plantas medicinais. A família que recebeu o grupo também realiza a compostagem dos rejeitos orgânicos para produção de adubo. A organização da propriedade, o paisagismo e a jardinagem também foram itens observados durante a visita.

A Emater/RS-Ascar desenvolve ações com as famílias indígenas em todo o Estado. A Instituição tem o compromisso de garantir o acesso das famílias às políticas públicas que assegurem a produção própria de alimentos, o resgate e a valorização de práticas e saberes tradicionais, a inclusão social e produtiva, a gestão ambiental e territorial das áreas indígenas.

 

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto