Home > Clientes > PARCERIA ENTRE EMATER/RS-ASCAR E SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO BENEFICIA AGRICULTORES FAMILIARES

PARCERIA ENTRE EMATER/RS-ASCAR E SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO BENEFICIA AGRICULTORES FAMILIARES

Semeando sustentabilidade com cooperação. Esse é a frase que intitula mais uma ação realizada pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Sicredi Região da Produção. Na semana passada, lideranças representando as duas instituições e produtores do município de Sarandi participaram de uma reunião para lançamento desse projeto. A intenção por trás dessa ação é estimular a produção de alimentos para subsistência da família, bem como da comercialização da produção excedente, gerando renda e garantindo a qualidade de vida das famílias através da alimentação saudável.

Esse projeto está inserido na Campanha Regional Produza seu alimento e colha saúde, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar nos 42 municípios das regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, e que tem o objetivo de estimular a produção de subsistência, promovendo a segurança e soberania alimentar e influenciando na melhoria dos hábitos alimentares e na qualidade de vida.

“O nosso objetivo com essa ação em parceria com a Sicredi é potencializar aquilo que já vínhamos fazendo com a Campanha. Serão beneficiadas 30 famílias de cada um dos 14 municípios pertencentes a região da Sicredi. Ao todo, 420 famílias terão acesso a sementes e receberão orientação para produzir alimentos mais variados, buscando a melhoria da alimentação da família, bem como daqueles que comprarem e consumirem esses produtos”, explicou a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer.

Dez variedades de sementes de hortaliças serão doadas às famílias. As equipes da Emater/RS-Ascar destes 14 municípios pertencentes a Sicredi Região da Produção farão o acompanhamento dessas famílias, levando assistência técnica para o desenvolvimento deste projeto. “Nossa intenção é sensibilizar para o pensar coletivo, considerando os hábitos de produção, compra e consumo de alimentos. Temos o compromisso de orientar os produtores, levando conhecimento e informações para promover o bem-estar e a qualidade de vida das famílias rurais”, completou Dulcenéia.

Participaram do ato de lançamento deste projeto, o gerente da unidade de Sarandi da Sicredi Região da Produção, Rafael Grassi, e da Emater/RS-Ascar o gerente do Escritório Regional de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz, a assistente técnica regional social, Dulcenéia Haas Wommer, o técnico em agropecuária de Sarandi, Graciel Maggioni, e o supervisor Leonir Bonavigo.