Home > Notícias > CONSTANTINA PARTICIPA DE ASSEMBLEIA QUE DEFINE PROJETOS QUE VÃO PARA CÉDULA DA CONSULTA POPULAR 2020

CONSTANTINA PARTICIPA DE ASSEMBLEIA QUE DEFINE PROJETOS QUE VÃO PARA CÉDULA DA CONSULTA POPULAR 2020

Na tarde de ontem, 19/08, aconteceu em Constantina uma Assembleia Pública Microrregional da Consulta Popular RS. Estiveram presentes o Chefe do Executivo Municipal Gerri Sawaris, o Presidente da Câmara de Vereadores Lírio Rigon, a Secretária de Educação Silvana Cristina Gheller, o Assessor Jurídico do município de Constantina Patrick Madaloz, o Presidente do CMD Marcson Gai, Delegados e Suplentes do Orçamento Participativo e comunidade, além de representantes dos municípios que integram o COREDE Rio da Várzea.

Na oportunidade, o Presidente do COREDE-RV, Joel Alexandre Rubert e o representante do Procon, Claudiomiro Duarte, falaram sobre o processo da consulta, e então foram eleitos os projetos que estarão na cédula de votação, esta que acontece nos dias 4, 5 e 6 de setembro.

O orçamento destinado a Consulta Popular reduziu, sendo que no ano passado foi de 80 milhões e neste ano será de 20 milhões. Neste ano também, o Governo do Estado decidiu que Segurança, Saúde e Educação ficarão de fora das prioridades, focando no Desenvolvimento Regional, e projetos relacionados ao crescimento econômico, ciência e inovação em áreas como Agricultura, Infraestrutura e Turismo.

O COREDE-RV receberá o valor de R$ 685.714,29, que será dividido entre os municípios.

Dos 5 projetos, a Consulta Popular irá eleger dois.

Confira os projetos que estarão na cédula:

 

  • Desenvolvimento de programas voltados para idosos – Acompanhar e melhorar a qualidade de vida da população idosa do COREDE Rio da Várzea.
  • Fomento ao Empreendedorismo Geral – Desenvolver ações para consolidar e fortalecer o empreendedorismo no COREDE Rio da Várzea.
  • Desenvolvimento de Circuitos Turísticos – Mapear o potencial turístico; inventário de riquezas naturais; qualificação de empreendedores e trabalhadores do setor; divulgação.
  • Fomento ao consumo e comercialização local – (Feiras do produtor, vendas no comércio local) – Fortalecer o consumo e a comercialização de produtos locais tornando-os competitivos no mercado.
  • Incentivo a formalização de empresas industriais – Realizar diagnostico, construção de cartilha de orientação e realização de palestras informativas.

 

https://www.constantina.rs.gov.br/constantina-participa-de-assembleia-que-define-projetos-que-vao-para-cedula-da-consulta-popular-2020/