Home > Câmara de Vereadores de Constantina > DR. BETO PREOCUPADO COM A DENGUE

DR. BETO PREOCUPADO COM A DENGUE

No último programa de rádio “Informativo da Câmara de Vereadores” o vereador João Alberto Maffessoni (MDB) chamou atenção da população quanto a dengue. “Hoje não tem nenhum caso de dengue em Constantina, mas existe a possibilidade da proliferação do mosquito e foram relatados vários casos de dengue em municípios da região”, afirmou Dr. Beto.

O Vereador pediu para a população fazer a parte dela na questão de eliminar o mosquito Aedes aegypti. “O inseto tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde ele deposita os ovos. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto”, comentou o vereador Mafffessoni, entre as medidas, recomenda-se:

 

– Tampar caixas d’água, tonéis e latões;

– Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

– Guardar pneus sob abrigos;

– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

– Manter lixeiras fechadas;

– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

 

Maffessoni também falou da importância da vacinação contra a gripe, durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, as doses foram ofertadas na rede pública apenas para os grupos prioritários. Com o fim da campanha, dia 31, a vacinação foi aberta para a população em geral até acabarem os estoques no município. “A vacina contra a gripe é segura e não causa a doença. Ela é feita com vírus mortos e que não possuem a capacidade de gerar a gripe em quem a toma”, relatou Dr. Beto.

A vacina da gripe protege contra três tipos de vírus influenza (dois do tipo A e um do tipo B). Por isso, mesmo vacinada, a pessoa pode vir a pegar alguma doença respiratória por outro vírus. O resfriado, por exemplo, é frequentemente confundido com a gripe. O quadro é causado, entretanto, por vírus diferentes.

Ao final do programa comentou que nesta semana estará afastado das atividades do Legislativo, pelo período de 15 dias, para cuidar da sua saúde, sendo que o suplente Ricardo Signor (MDB) estará assumindo no seu lugar.