Home > Agricultura > DIA DE CAMPO DA LARANJA É REALIZADO EM SÃO JOSÉ DAS MISSÕES

DIA DE CAMPO DA LARANJA É REALIZADO EM SÃO JOSÉ DAS MISSÕES

Visando o incentivo à atividade da citricultura, bem como a qualificação dos produtores de São José das Missões, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Cresol, Indústria de Sucos Alto Uruguai (Isau) e Secretaria Municipal da Agricultura, promoveu na última sexta-feira (17/05) o Dia de Campo da Laranja. A atividade foi realizada na propriedade dos agricultores Elói e Maria Seger, na localidade Primeiro de Maio, interior do município.

“O objetivo da atividade foi focar a diversificação de culturas no município, através da implantação de pomares de laranja com baixo investimento, baixo risco e excelente rentabilidade como complemento na renda”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mairo Piovesan.

A programação contou diferentes abordagens a respeito da produção de laranja. A família Seger fez sua apresentação, demonstrando o impacto que a cultura da laranja representa na renda familiar. Para eles, a experiência da produção de laranja pode se tornar a nova economia para muitas famílias do município, basta os agricultores acreditarem na atividade e que é possível fazer muito com pouco.

Outro ponto destacado no evento partiu da Indústria de Sucos do Alto Uruguai (Isau), que trouxe uma proposta para implantação de novos pomares no município. Referente às questões técnicas, temas como o manejo com ênfase em pomares orgânicos, adubação e manejo do solo, implantação de pomares, variedades indicadas para a região, controle de pragas e doenças, entre outros assuntos, foram trabalhados durante a atividade. A viabilidade econômica da produção de laranja e as possibilidades de crédito rural fecharam as temáticas abordadas no Dia de Campo.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto