Home > Cultura > PRENDAS E PEÕES DO CTG TAQUARUÇU REALIZAM IMPORTANTES EVENTOS NA ENTIDADE

PRENDAS E PEÕES DO CTG TAQUARUÇU REALIZAM IMPORTANTES EVENTOS NA ENTIDADE

            No último sábado, 30 de março de 2019, as prendas Caroline Tenedini, Elisa Maria Tomazini Sperafico e Lara Regina Dos Santos Guilardi promoveram a 2ª atividade do Projeto MTG Núcleo do Fortalecimento da Cultura Gaúcha intitulado “GRANDES MULHERES ESCREVEM GRANDES HISTÒRIAS”.

            O tema foi escolhido em função do tema anual do MTG para 2019 ser “Mulher Gaúcha: 70 anos de inclusão no tradicionalismo Gaúcho organizado. Suas conquistas e participações.”

                Na oportunidade estiveram como convidadas para relatar um pouco de suas vivências tradicionalistas a historiadora, escritora, 1ª patroa do 35 CTG de POA e autora do tema anual do MTG para 2019, aprovado no 67º Congresso Tradicionalista – São Borja Srª Marcia Borges, a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista Srª Gilda Galiazzi, a coordenadora cultural da 7ª Região Tradicionalista Srª Luiza Picolli Monteiro e a patroa da nossa Entidade Srª Cleonice Riva Potrich.

            Foram histórias e relatos muito interessantes, pois além das vivências nos contaram das dificuldades que tiveram e que ainda possuem para desenvolver suas atividades, mas que demonstravam muita alegria quando falavam das vitórias e conquistas obtidas durante suas caminhadas, sendo que estas foram bem mais significativas e importantes que as dificuldades. As prendas aproveitaram o evento para realizar um agradecimento a todas as mulheres que participaram da história da nossa Entidade.

            Já no domingo, dia 31 de março, foi a vez do peão Alexander Danelli Lazaretti promover seu evento intitulado “1º SEMINÁRIO DO VERSO GAÚCHO”.

            Para este evento foram convidados a Srª Maria Edi Malaquias de Lima, trovadora selecionada para as finais do Desafio de trovadores da RBS, seus companheiros de arte Clovis  Silveira e a gaiteira Erondina, o professor de literatura, escritor, pajador e declamador Pedro Júnior da Fontoura e o poeta de mais de 700 poesias José Luis Flores Moró. Também esteve presente a vice-coordenadora da 7ª RT Srª Clair Gai Freitas.

            Durante as atividades, além de ouvir boas trovas e pajadas pudemos aprender sobre como se escreve um verso rimado, uma pajada, diferentes tipos de trovas, o acompanhamento da gaita durante os versos, a importância da leitura para o conhecimento e também para a construção de belos versos, dentre outras falas todas interessantes e que estimulam a criatividade e a desenvoltura na oratória e não apenas nos versos. O pajador Pedro Júnior fez a doação de um livro de poemas para que nós o colocássemos em nossa biblioteca do CTG.

            Agradecemos  à patronagem e departamento cultural por nos apoiar e nos auxiliar na realização dos eventos, aos nossos convidados por aceitarem o nosso convite, aos meios de comunicação por divulgarem os eventos e à radio Constantina FM por estar presente nos mesmos, aos representantes dos CTGs de outros municípios que se fizeram presentes, à vereadora Profª Sônia Câmara de Lima por apoiar e participar e, neste ato representando a Câmara Municipal de Vereadores. Um agradecimento especial a todas as pessoas que se fizeram presentes pois sem a presença destas os nossos eventos não teriam sentido. GRATIDÃO ÀS MULHERES QUE ESCREVERAM E ESCREVEM A HISTÓRIA DA NOSSA ENTIDADE E DO TRADICIONALISMO GAÚCHO! GRATIDÃO A TODOS! GRATIDÃO!!!! GRATIDÃO!!!! GRATIDÃO!!!!!!

 Caroline Tenedini

1ª Prenda CTG Taquaruçu

Gestão 2018/2019