Home > Cultura > INICIADA A 1ª FEIRA LITERÁRIA E CULTURAL DE CONSTANTINA

INICIADA A 1ª FEIRA LITERÁRIA E CULTURAL DE CONSTANTINA

Na noite de ontem, 03 de abril, aconteceu a abertura da 1ª Feira Literária e Cultural de Constantina.

A feira acontece dos dias 03 a 06 de abril, no Salão Paroquial do município e faz parte das comemorações dos 60 anos de Constantina.

A abertura do evento ficou por conta do Coral Municipal Arte e Vida da Terceira Idade, que interpretou o hino de Constantina. Logo após o pronunciamento das autoridades presentes, aconteceu o lançamento do livro “Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias – Volume 2”, e uma homenagem aos pequenos escritores que fazem história no município.

A obra que foi lançada na abertura da feira, foi idealizada pela Primeira-dama do município, Veronica Boemo Sawaris, ainda no ano de 2017. Veronica falou um pouco sobre esta ideia. “A primeira edição do livro foi lançada em abril de 2018, como fruto dos trabalhos realizados nas escolas municipais e estaduais. A obra contou com a participação de mais de 600 escritores, alunos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental, envolvendo também as equipes diretivas e professores. O livro resultou na produção de várias tipologias textuais que surgiram com trabalhos de diversas pesquisas, entrevistas e o envolvimento da comunidade em geral. Foi uma escrita construída através do olhar da criança para com o seu município. O lançamento do livro teve uma ótima repercussão na comunidade, estimulando o interesse em conhecer a história e a diversidade de Constantina. Desta forma, surgiu a ideia de lançar também a segunda edição”, comentou Verônica.

A feira conta com uma programação que atende desde crianças da educação Infantil, até adultos, além de exposições culturais do CTG Taquaruçu, SESC, Record dell’Itália e Escolas Municipais e Estaduais. As livrarias Juliana e VF também estão expondo no evento, que terá venda de livros durante os quatro dias.

 

Naiumy Roani
Bacharel em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo