Home > Educação > Enem 2019: o que é preciso saber antes de fazer a inscrição

Enem 2019: o que é preciso saber antes de fazer a inscrição

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começam às 10h de 6 de maio e poderão ser feitas até as 23h59min de 17 do mesmo mês pela Página do Participante. Os candidatos que não solicitarem a isenção da taxa de inscrição deverão realizar o pagamento de R$ 85 até 23 de maio.

O participante deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade quando for se inscrever. Também é obrigatório indicar um endereço de e-mail único e válido e um número de celular que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utilizará para enviar informações relativas ao exame.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode fazer o Enem.

Para que serve a nota do Enem?

Os resultados do Enem podem ser utilizados de quatro formas para acesso a instituições de Educação Superior:
– Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual universidades públicas oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
– Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de Ensino Superior.
– Ingresso em universidades de Portugal que possuem convênios interinstitucionais com o Inep.
– Participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos superiores não gratuitos.

O que é preciso para fazer a inscrição?

Para realizar a inscrição no Enem 2019, o participante deverá informar o número do CPF, data de nascimento, e-mail único e válido e número de telefone fixo ou celular. Além disso, também deverá indicar o município onde deseja realizar o exame, selecionar a língua estrangeira escolhida para a prova (inglês ou espanhol), responder a um questionário socioeconômico e inserir os documentos solicitados.

Lembre-se, as alterações nos dados cadastrais, no munício de prova e a opção de língua estrangeira podem ser alterados durante o período de inscrição.  Já as informações colocadas no questionário socioeconômico e referentes à situação no Ensino Médio não poderão ser mudadas, por isso, fique atento na hora de preencher o formulário. O participante que prestar informações falsas ou inexatas durante a inscrição poderá ser eliminado do exame a qualquer momento.

O Enem para treineiros

São definidos pelo Inep como treineiros aqueles que: concluirão o Ensino Médio após o ano letivo de 2019 e os que não estejam cursando ou não concluíram o Ensino Médio.

Esses participantes estarão submetidos às mesmas regras que os demais, exceto em relação ao conhecimento das notas, que, por servir apenas para fins de autoavaliação de conhecimentos, serão liberadas 60 dias após a divulgação dos resultados das provas dos demais candidatos.

Treineiros não poderão utilizar as notas para ingressas no Ensino Superior nem participar de programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante. No ato da inscrição, o participante treineiro deverá declarar que está ciente dessas condições.

Atendimento especial

Com o intuito de aprimorar o atendimento aos participantes, o Inep disponibiliza recursos de acessibilidade para aqueles que necessitam atendimento especializado ou específico, desde que comprovem a necessidade, ou que desejam ser atendidos pelo nome social. A partir disso, o Inep oferecerá os meios necessários para que o participante possa realizar a prova da maneira mais adequada.

Se encaixam em atendimento especializado
Pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção autismo e/ou discalculia.

Se encaixam em atendimento específico
Gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e/ou pessoa com condição específica.

Nome social
Este tipo de atendimento destina-se ao participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente de acordo com a identidade de gênero (travestis e transexuais). As pessoas que desejarem o atendimento pelo nome social poderão fazer a solicitação após a inscrição, das 10h de 20 de maio às 23h59min de 24 de maio.

Isenção da taxa de inscrição

Que tem direito a isenção da taxa de inscrição poderá solicitá-la de 1° a 10 de abril. Caso o pedido seja negado, o participante poderá recorrer da decisão entre 22 e 26 de abril. Os dois processos deverão ser feitos na Página do Participante.

Justificativa de ausência

Os candidatos que se inscreveram no Enem 2018 e não compareceram aos dois dias de prova deverão justificar a ausência para que tenham direito à isenção da taxa de inscrição no Enem 2019.  A justificativa de ausência faz parte da solicitação de isenção da taxa de inscrição, portanto, ocorre no mesmo período.

Pagamento da taxa

Candidatos sem direito a isenção da taxa deverão pagar um valor de R$ 85 entre 6 e 23 de maio. O pagamento pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas e agências dos correios.

Calendário

  • 1 a 10 de abril: solicitação de isenção da taxa de inscrição
  • 1 a 10 de abril: justificativa de ausência no Enem 2018
  • 6 a 17 de maio: inscrições
  • 6 a 23 de maio: pagamento da taxa de inscrição
  • 20 a 24 de maio: solicitação de atendimento pelo nome social
  • 3 e 10 de novembro: aplicação das provas

Conteúdo das provas

Serão aplicadas 4 provas objetivas, cada uma composta por 45 questões, e uma redação de no máximo 30 linhas. Os conteúdos das provas são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Novidades 

Neste ano, o Enem terá novidades em relação a anos anteriores, como novo sistema de inscrição, espaço para rascunho da redação e cálculos no caderno de questões. Também haverá uma revista de lanches no dia da aplicação da prova.

Informações sobre o exame

Todas as informações sobre o Enem estão disponíveis no portal do Inep, na página do exame e no aplicativo Enem 2019, disponível na App Store e na Google Play. Também é possível tirar dúvidas gratuitamente pelo telefone 0800 616161.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2019/03/enem-2019-o-que-e-preciso-saber-antes-de-fazer-a-inscricao-cjtpsw88s00ay01pn905rij61.html