Home > Educação > Sisu 2019: MEC muda sistema, e notas de corte são divulgadas cinco vezes por dia

Sisu 2019: MEC muda sistema, e notas de corte são divulgadas cinco vezes por dia

Inscrições para cursos de graduação em instituições públicas podem ser feitas até sexta-feira (25)

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que as notas de corte de cada curso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão divulgadas em cinco horários durante o período de inscrição. Em comunicado divulgado no fim da noite de terça-feira (22), a pasta informou que está sendo testada nesta edição a divulgação às 7h, 12h, 17h30min e 20h, além da meia-noite, como já ocorria nas edições passadas.

“A divulgação em quatro horários se repetirá até sexta-feira, dia 25. A divulgação da nota de corte à meia-noite será mantida até quinta-feira, dia 24”, diz a nota.

As notas de corte podem ser conferidas na página do Sisu, após o candidato acessar o sistema para fazer a inscrição. A consulta pode ser feita apenas por quem fez a edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — é preciso digitar o número de inscrição no Enem e a senha.

Estudantes reclamaram ontem nas redes sociais da dificuldade em acessar o sistema. Segundo o ministério, a instabilidade foi causada por um grande “volume de acessos espontâneos na rede do MEC. O sistema, que nas edições anteriores, recebia de 25 a 30 mil acessos simultâneos, registrou hoje picos de até 350 mil acessos simultâneos”.

De acordo com o ministério, foram adotadas todas as medidas para resolver a lentidão no sistema. Se o estudante estiver com dificuldade em acessar, a recomendação é que atualize a página de inscrição antes de preencher os dados.

Na manhã desta quarta, GaúchaZH conseguiu acessar o sistema e conferir as notas de corte disponíveis para os cursos.


O que é a nota de corte

É a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso. Quatro vezes por dia, durante o período de inscrições, o Sisu vai calcular a nota de corte de cada curso com base no número de vagas e o total de inscritos. Esse cálculo será apenas uma referência para ajudar no monitoramento da inscrição do candidato, e não garante seleção.

A partir dessa referência da nota de corte, o candidato pode alterar as opções de cursos escolhidos enquanto estiver vigorando o período de inscrições. Apenas a última alteração feita será considerada ao final do prazo.

Cronograma

Inscrições – 22 a 25 de janeiro
Resultado da chamada regular – 28 de janeiro
Prazo para participar da lista de espera – 28 de janeiro a 4 de fevereiro
Matrícula da chamada regular – 30 de janeiro a 4 de fevereiro (devendo ainda observar dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio)
Convocação dos candidatos em lista de espera – a partir de 7 de fevereiro

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2019/01/sisu-2019-mec-muda-sistema-e-notas-de-corte-sao-divulgadas-quatro-vezes-por-dia-cjr90jmc500oz01nx1l6eaxxw.html