Home > Agricultura > Prejuízo com chuva no RS vai impactar preço do arroz, diz entidade que representa produtores

Prejuízo com chuva no RS vai impactar preço do arroz, diz entidade que representa produtores

Com as chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada, castigando principalmente a Fronteira Oeste e a Campanha, o setor agrícola não escapa do prejuízo – em especial nas lavouras de arroz do Estado. Uma conta que, “com certeza”, irá chegar ao consumidor final.

— Com certeza vamos ter uma diferença no preço, isso é líquido e certo — disse Alexandre Velho, vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz)em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta quarta-feira (16).

Segundo levantamento da entidade, a produção gaúcha do cereal – que representa 70% do que é colhido no país – deve encolher de 8,2 milhões de toneladas, em 2018, para 7,3 milhões de toneladas neste ano. De acordo com o vice-presidente da Federarroz, a produção deve ter redução de 10% – cerca de 20 mil hectares de área plantada – devido aos alagamentos em cidades como Uruguaiana, Alegrete, São Gabriel, Rosário do Sul e Bagé.

— O problema é o nível da água. O nível com que trabalhamos é de 10 centímetros, cinco centímetros. E as lavouras tiveram mais de um metro de água acima. Pegou em cheio a parte da floração, que é a parte que define a produtividade — explicou.

A Federarroz ainda trabalha com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) para levantar os números da “queda expressiva” na produção. Velho lamentou a perda gerada pelo mau tempo aos produtores do Estado, que vieram “de quatro anos pelo menos de prejuízo na lavoura, de preços muito baixos e de custo de produção cada vez maior”:

— O produtor de arroz formou uma lavoura realmente muito cara este ano, o maior custo da história da lavoura de arroz. E justamente neste ano em que tivemos a situação de custo altíssimo, temos que lidar com esta situação das enchentes.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2019/01/prejuizo-com-chuva-no-rs-vai-impactar-preco-do-arroz-diz-entidade-que-representa-produtores-cjqz670c301he01uk1ojcxphc.html