Home > Notícias > Previsão do tempo no RS: quinta-feira tem risco de temporal, com vento de até 70 km/h

Previsão do tempo no RS: quinta-feira tem risco de temporal, com vento de até 70 km/h

A quinta-feira (13) tem risco de temporal no Rio Grande do Sul. Segundo a Somar Meteorologia, os maiores acumulados devem atingir o Sul, a Campanha e a Fronteira Oeste. Essas regiões também podem ter vento forte, com rajadas de até 70 km/h. Contudo, os meteorologistas não descartam a possibilidade de chuva intensa nas demais áreas do Estado, onde também podem ocorrer pancadas fortes ao longo do dia.

Apesar da instabilidade, a previsão é de calor e tempo abafado em todas as regiões. Os termômetros passam de 30°C na maioria das cidades gaúchas e a máxima do Estado deve chegar a 35°C, em Iraí, no Norte. No Sul, a temperatura fica mais baixa em relação às demais áreas. No Chuí, os termômetros não ultrapassam 22°C. O município também deve registrar a mínima do dia no Rio Grande do Sul: 15°C.

— O calor será maior na metade norte do Estado, que ainda terá períodos de sol na quinta-feira, aumentando, inclusive, a amplitude térmica, que ficará em torno de 10°C nessa área. Já a Metade Sul terá mais nebulosidade e chuva mais volumosa, fazendo com que a temperatura fique mais baixa — explica o meteorologista da Somar Caio Guerra.

Em Porto Alegre, a quinta-feira terá pancadas de chuva e trovoadas, com risco de tempestade. A temperatura na Capital deve variar entre 22°C e 32°C. Na quarta-feira, a mínima em Porto Alegre foi de 23°C e a máxima, de 30°C.

Alerta do Inmet para esta quarta-feira

Nesta quarta-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de temporal. O aviso indica chuva intensa, de até 100mm, granizo e rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h a partir da tarde em parte do Norte e da Fronteira Oeste, no Noroeste, no Vale do Rio Pardo e nas regiões Central e Metropolitana. O alerta vale até as 0h59min de quinta-feira. Na terça-feira (11), o instituto já havia publicado outro alerta, para a metade sul do Estado.

Segundo a Somar Meteorologia, o tempo instável deve persistir nos próximos dias, mas os maiores volumes serão registrados na quinta-feira. O fim de semana será chuvoso em praticamente todo o Rio Grande do Sul.

A chuva até agora

Várias cidades gaúchas já registraram chuva nesta quarta-feira. Os maiores acumulados ocorreram na Fronteira Oeste. Uruguaianaregistrou 40mm e rajadas de vento de 75 km/h, de acordo com as estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Em Dom Pedrito, os acumulados somaram 26mm, com rajadas de 70 km/h. Também choveu em Alegrete (25mm), São Luiz Gonzaga (24,4mm) e Santiago (19,6mm). Em Canguçu, no sul do Estado, as precipitações foram fracas, mas o que chamou a atenção foi o vento, cujas rajadas alcançaram 69 km/h.

— De forma geral, já choveu em praticamente todas as regiões, mas com acumulados muito baixos na maior parte, como a Região Metropolitana. O que temos observado é um aumento da nebulosidade em todas as áreas, que deve culminar em precipitações mais expressivas e até temporais entre quarta e quinta-feira — afirma Guerra.

Confira a previsão do tempo para algumas cidades:

Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 32°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 25°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 27°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 32°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 34°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 30°C
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 22°C e máxima de 29°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 29°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 25°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 24°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 29°C
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 20°C e máxima de 28°C

https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2018/12/previsao-do-tempo-no-rs-quinta-feira-tem-risco-de-temporal-com-vento-de-ate-70-km-h-cjpli2n090kwy01rx68b5kbxo.html