Home > Notícias > Defesa Civil e Inmet alertam para risco de temporal, vento forte e granizo

Defesa Civil e Inmet alertam para risco de temporal, vento forte e granizo

Granizo localizado, vento forte, chuva intensa e temporais localizados em parte do Rio Grande do Sul: um aviso da Defesa Civil estadual divulgado na tarde desta sexta-feira (23) deixa em alerta as regiões Norte, Noroeste, Serra e Região Metropolitana a partir da madrugada de sábado.

O tempo mais severo ocorre devido a um sistema de baixa pressão que está no Rio Grande do Sul, no Paraná e até na região sudeste do país, trazendo várias descargas elétricas. Na fronteira oeste do Estado, onde a chuva começou na manhã desta sexta (23), os acumulados, até a tarde de hoje, chegam a 60mm, conforme a Somar Meteorologia.

De acordo com o órgão, o cruzamento de dados para a emissão dos alertas ocorre a partir do monitoramento de sites de clima, avisos de órgãos federais, além de informações da Secretaria do Ambiente. A chuva deve atingir as regiões em alerta entre a madrugada de sábado e também durante o dia.

Em um primeiro momento, não há previsão de tempestades para as regiões de Bagé e Pelotas. Quem sofrer com as tempestades pode acionar a defesa civil pelo número 199, ou pelos telefones de cada município.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou aviso de chuva de 100 mm/dia, vento intenso (de 60 a 100 Km/h) e queda de granizo a partir do meio-dia desta sexta-feira, seguindo pelo sábado, para regiões como Campanha, Campos De Cima Da Serra, Missões, Litoral e parte da Região Metropolitana. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2018/11/defesa-civil-e-inmet-alertam-para-risco-de-temporal-vento-forte-e-granizo-cjougksdg0g8q01rxjtf268g8.html