Home > Educação > Secretaria da Educação divulga dicas para obtenção do diploma do Encceja

Secretaria da Educação divulga dicas para obtenção do diploma do Encceja

Estudantes que participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), referentes ao Ensino Médio, já podem acessar os resultados individuais. Basta fornecer informações de CPF e senha. As notas foram disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar, siga o link:

http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

Abaixo, a Secretaria da Educação (Seduc) esclarece cinco dúvidas que aparecem em suas redes sociais referentes ao tema. Confira:

Como solicitar o certificado ou declaração de proficiência do participante após a divulgação dos resultados do Exame?

O participante deve estar portando documento de identidade, CPF, boletim de desempenho e senha para que as notas sejam verificadas no sistema. O certificado fica pronto em 20 dias úteis. O pedido deve ser feito na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) mais próxima do candidato – em Porto Alegre, no setor da Eja, dentro do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação (DP/Seduc). No interior, algumas CREs estão agendando, por telefone, o atendimento. Para saber o endereço e o telefone da Coordenadoria mais próxima, confira no site da Seduc. Basta clicar abaixo:

http://www.educacao.rs.gov.br/coordenadorias-regionais-cre.

Qual é a pontuação mínima necessária para o participante obter certificação nas provas objetivas e de redação do Ensino Médio?

Para obter a certificação do Ensino Médio, o participante deverá alcançar, em cada uma das provas objetivas, no mínimo, o nível 100 (cem). Para obter proficiência na prova de redação, a nota deverá ser igual ou superior a 5 (cinco).

Para obter a Declaração Parcial do Ensino Médio na área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: 100 (cem) pontos na prova objetiva e no mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

Posso aproveitar a declaração de proficiência de resultados do Enem para certificação do Encceja do Ensino Médio?

Sim. Quem já fez o Enem entre 2009 a 2016 e não obteve a pontuação mínima para aprovação em alguma área do conhecimento poderá aproveitar o Encceja para concluir a área de conhecimento desejada e obter a certificação.

Os resultados de edições anteriores do Encceja podem ser aproveitados?

Sim. Poderá ser solicitado o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento, avaliadas nas edições do Encceja de 2007 a 2017, para fins de certificação. É importante que a Declaração Parcial de Proficiência seja apresentada à Unidade Certificadora, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).

Posso aproveitar os resultados parciais do Encceja no Neeja?

Sim. É necessário que a Declaração Parcial de Proficiência da Unidade Certificadora seja apresentada no Neeja, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).

Texto: Seduc
Edição: André Malinoski/Secom