Home > Notícias > Chuva deve atingir todas as regiões do Estado

Chuva deve atingir todas as regiões do Estado

O instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para risco de temporal no norte e no noroeste do Estado, onde pode chover até 100mm nas próximas horas, com granizo e rajadas de vento de até 100 km/h.

Na terça (9), novas instabilidades se avizinham. Nas primeiras horas do dia, a chegada de uma frente fria deve provocar pancadas de chuva no sul do Estado e na fronteira com o Uruguai. Durante a tarde, o sistema avança e deixa o tempo instável em todas as regiões. Os maiores acumulados são esperados no Norte, na Serra e no Litoral Norte, com trovoadas e possibilidade de granizo em pontos isolados. Em Torres, pode chover até 20mm.

Apesar do mau tempo, a temperatura deve ficar alta em todo o Estado e passar de 30°C em várias cidades – inclusive em Porto Alegre, onde os termômetros devem variar entre 21°C e 31°C. A temperatura máxima prevista é de 32°C em Farroupilha, na Serra. A mínima também deve ocorrer na região: 14°C, em São José dos Ausentes.

— A frente fria que forma as áreas de instabilidade avança principalmente durante a tarde. Assim, os ventos úmidos vindos do norte do país, que atuam no Estado e fortalecem a sensação de calor, ficam mais fortes antes da passagem desse sistema, trazendo ar mais quente para as cidades gaúchas — afirma o meteorologista da Somar William Minhoto.

Para a quarta-feira (10), a previsão também é de chuva em todo o Rio Grande do Sul. Além disso, a temperatura cai em relação a dos últimos dias, marcados pela presença do sol, por calor e marcas acima de 30°C. As precipitações só devem dar uma trégua na quinta (11).

— No decorrer da semana, a tendência é de temperatura em queda, principalmente durante a tarde. Em Porto Alegre, por exemplo, onde a máxima prevista é de 31°C na terça e 24°C na quarta, os termômetros não devem passar de 18°C na quinta-feira — explica Minhoto.

Confira a previsão do tempo para algumas cidades:

Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 31°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 29°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 31°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 28°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 27°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 29°C
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 28°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 29°C
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 28°C
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 26°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 25°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 29°C
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 27°C

https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2018/10/segunda-feira-pode-terminar-com-temporal-no-norte-e-no-noroeste-do-rs-alerta-inmet-cjn0p3xbj038u01pieynztvu7.html