Home > Agricultura > Capacitações em Jardinagem Envolvem Comunidades do Interior de Novo Xingu

Capacitações em Jardinagem Envolvem Comunidades do Interior de Novo Xingu

Neste mês de setembro encerrou-se uma atividade muito importante que foi iniciada no mês de março deste ano, abrangendo 12 comunidades do interior município de Novo Xingu: o paisagismo e embelezamento da propriedade que visa gerar o bem-estar família, onde um jardim bem planejado além de gerar paz e beleza, também resgata e mantem o prazer de viver perto da natureza.

A atividade foi realizada pelo Escritório Municipal da EMATER/RS-ASCAR e Secretaria da Assistência Social com o apoio da Secretaria da Saúde do município. As capacitações envolveram as mulheres das comunidades do interior do município durante o dia todo, sendo que pela parte da manhã foi ministrada palestra “Minha Propriedade, Meu Paraíso” pela Extensionista de Bem Estar do Escritório Municipal da EMATER/RS-ACAR Elaine Pereira e também palestra  “Empodeiramento Feminino e Intimidade” com a Psicóloga Mariana Poglia Carini. No período da tarde foi realizada a prática de ajardinamento, envolvendo todas as participantes, onde as mesmas puderam aprender a utilizar os elementos naturais como pedras, tocos, bordaduras, além de combinação de cores, criação de caminhos e ambientes, organizando os espaços de convivência.

“Essa atividade teve como objetivo a continuidade iniciado no final do passado, onde foram realizadas excursões com as mulheres do interior para conhecer o Roteiro Turístico de Vitor Graeff, onde a jardinagem é o grande destaque do roteiro, envolvendo as propriedades do meio rural”, segundo a Secretária da Assistência Social Marli Fenner Martini.

No final de cada capacitação foram distribuídos polígrafos e materiais com dicas de como preparar o solo, escolha das mudas e sementes e, identificação dos locais para o plantio.  Também houve compartilhamento de mudas de flores e plantas entre as participantes, remetendo a um resgate cultural proporcionando um momento de integração e troca de conhecimento entre as mesmas.

Como resultado observa-se que muitas propriedades estão motivadas e colocando em prática as ações de jardinagem e buscando assessoramento junto ao Escritório Municipal da EMATER/RS-ASCAR, o que é muito positivo para o bem-estar das famílias do meio rural.

 

Ionara Friedrich Bressan

EMATER/RS-ASCAR – Novo Xingu-RS