Home > Notícias > Quinta-feira será de chuva em todo o Rio Grande do Sul

Quinta-feira será de chuva em todo o Rio Grande do Sul

Depois de uma semana de tempo firme, a chuva deve retornar nesta quinta-feira (13) ao Rio Grande do Sul. As precipitações devem chegar primeiro na Fronteira Oeste, mas atingem todas as regiões no decorrer da tarde. A chuva mais forte é esperada para o norte e o noroeste do Estado, onde os acumulados podem alcançar 50mm, com rajadas de vento de até 70km/h.

Inicialmente, a previsão apontava para risco de temporal no oeste do Estado ainda nesta quarta-feira (12). Contudo, as últimas atualizações dos modelos climatológicos da Somar Meteorologia indicam que, apesar de chegar antes na região, as precipitações devem ocorrer na forma de pancadas isoladas, com poucas chances de tempestade.

— Como a chuva vem da Argentina, ela atinge primeiro cidades como Uruguaiana e Alegrete, podendo chegar entre a noite de quarta e a madrugada de quinta. Por se tratar de uma área de baixa pressão atmosférica e não de uma frente fria, não deve ocorrer queda acentuada de temperatura após as precipitações — explica a meteorologista da Somar Maria Clara Sassaki.

No Norte, onde chove somente no fim do dia, a previsão é de calor durante a tarde. A temperatura mais alta desta quinta-feira é esperada em Iraí, que deve registrar 28°C. Na maioria das cidades gaúchas, o dia deve ter mínima acima de 15°C e máxima em torno de 25°C. Apenas na Serra é que o dia começa mais frio, com mínima de 11°C em Vacaria e Farroupilha.

Em Porto Alegre, a quinta-feira deve amanhecer com céu nublado e podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite. Os termômetros na Capital devem variar entre 15°C e 25°C. Na quarta-feira (12), Porto Alegre teve predomínio de sol e registrou mínima de 14°C e máxima de 24°C.

Na sexta-feira (14), a chuva ganha força em todo o Rio Grande do Sul, com risco de tempestade no centro e na metade norte do Estado, incluindo a Capital.

— A instabilidade deve continuar, pelo menos, até o domingo. Na Região Norte, onde as precipitações serão mais intensas, o volume de chuva estimado é de 100mm para os próximos quatro dias — afirma Maria Clara.

Confira a previsão do tempo para algumas cidades:

Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 25°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 23°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 22°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 24°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 25°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 25°C
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 23°C
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 25°C
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 24°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 20°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 20°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 23°C
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 12°C e máxima de 21°C

https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2018/09/quinta-feira-sera-de-chuva-em-todo-o-rio-grande-do-sul-cjlzjau9202p701mn8ul3a3ff.html