Home > Saúde > Setembro Verde destaca importância da doação de órgãos

Setembro Verde destaca importância da doação de órgãos

A Central de Transplantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES) está engajada na campanha Setembro Verde. O mês é dedicado para a conscientização da população para a doação de órgãos. O período foi originado para ampliar a visibilidade do Dia Nacional de Doação de Órgãos, em 27 de setembro. Dentro das comemorações, está previsto um concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), no dia 29, em homenagem às famílias de doadores de órgãos.

Apesar dos transplantes de órgãos no estado registrarem altas nos últimos sete anos – foram 566 em 2010 e 843 no ano passado –, o número ainda é considerado baixo. De acordo com o coordenador da Central de Transplantes/RS, Ricardo Klein Ruhling, “é preciso que se crie uma cultura doadora e que se converse abertamente nas famílias sobre o assunto. Uma das maiores dificuldades encontradas para a realização de transplantes é a negativa dos familiares.”

São passíveis de doação os seguintes órgãos: rim, fígado, pulmão, coração, pâncreas, córnea, esclera, osso, pele e medula óssea. Mais informações sobre doação de órgãos e transplantes podem ser acessadas em www.saude.rs.gov.br/transplantes.

Texto: Ascom SES/RS
Edição: André Malinoski/Secom