Home > Notícias > Defesa Civil alerta para risco de temporal nesta sexta-feira, com rajadas de até 80 km/h

Defesa Civil alerta para risco de temporal nesta sexta-feira, com rajadas de até 80 km/h

Depois de uma trégua da chuva, a instabilidade deve retornar com força nesta sexta-feira (24). Na tarde desta quinta (23), a Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de temporal e de rajadas de vento de até 80 km/h que devem atingir praticamente todo o Rio Grande do Sul na sexta, com exceção das áreas de fronteira com o Uruguai.

Segundo a Somar Meteorologia, as precipitações mais intensas devem ocorrer no oeste e no norte do Estado. A tempestade deve chegar nas primeiras horas do dia com acumulados de chuva elevados, de até 40mm, além de trovoadas e granizo.

Em Porto Alegre, o dia deve amanhecer com pancadas isoladas de chuva. As precipitações seguem durante todo o dia e a temperatura pode variar entre 12°C e 19°C. Na quinta-feira (23), a Capital registrou mínima de 9,9°C e máxima de 19°C.

Na maioria das cidades gaúchas, a sexta-feira terá mínima em torno de 10°C, de acordo com a Somar. A temperatura fica mais baixa na Campanha e na Serra. A mínima é esperada em São Marcos, que deve marcar 6°C.

A temperatura da tarde não muda muito em relação ao dia anterior, ficando próxima de 20°C em praticamente todo o Estado. A máxima prevista é de 24°C em Iraí e Frederico Westphalen, no Norte. Apenas em algumas cidades do extremo Sul, da Campanha e da Serra é que as marcas não sobem tanto à tarde, ficando em torno de 14°C.

— É depois da chuva que a temperatura despenca. Com a passagem da frente fria, que causa as instabilidades, o frio ganha força e os termômetros voltam a se aproximar de 0°C, e até abaixo em algumas cidades, no fim de semana — afirma o meteorologista da Somar João Basso.

Neve no fim de semana

Na noite de sábado (25), a combinação de frio e umidade cria condição para a formação de flocos de neve e chuva congelada nos pontos mais elevados da serra gaúcha, principalmente em São José dos Ausentes. Ainda pode chover no centro e no leste do Estado. Na metade Oeste, a previsão é de tempo firme, mas com bastante frio.

No domingo (26) , o sol volta a aparecer em todo o Rio Grande do Sul e a ausência de nebulosidade deve provocar geada na Fronteira Oeste. Além disso, o frio se intensifica e algumas cidades podem ter temperatura abaixo de zero.

— Como de costume, as temperaturas mais baixas devem ocorrer na serra gaúcha. Em Canela, deve fazer 0°C. Em São José dos Ausentes e Vacaria, os termômetros vão marcar -2°C — afirma Basso.

Confira a previsão do tempo para algumas cidades:

Capital: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 19°C

Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 17°C

Caxias do Sul: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 16°C

Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 11°C e máxima de 17°C

Santa Rosa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 19°C

Erechim: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 21°C

Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 9°C e máxima de 17°C

Torres: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 21°C

Tramandaí: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 20°C

Capão da Canoa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 23°C

Xangri-Lá: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 21°C

Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 16°C

Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 19°C

Passo Fundo: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 21°C

Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 9°C e máxima de 14°C

https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2018/08/defesa-civil-alerta-para-risco-de-temporal-nesta-sexta-feira-com-rajadas-de-ate-80-km-h-cjl6t3qbi03r701qkp8kba5i5.html