Home > Notícias > Frio e chuva permanecem no RS nesta terça-feira

Frio e chuva permanecem no RS nesta terça-feira

A terça-feira (8) segue com muitas nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, principalmente entre o Litoral e a Metade Norte, onde pode chover fraco ao longo do dia, assim como na Capital. Em Porto Alegre, a máxima não passa dos 15°C. Nestas áreas, o sol aparece pouco e a sensação térmica é baixa. Nas demais regiões, o sol aparece um pouco mais, porém, as temperaturas não sobem muito por causa da presença de uma massa de ar polar.

No Extremo Nordeste, o dia começa com muita nebulosidade e chuva. Na região metropolitana de Porto Alegre, na Serra – que tem média de temperatura máxima de 8°C – e no Litoral, chove em função de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa do Estado.

De acordo com os dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os 12,8°C que os termômetros registraram em Porto Alegre na segunda-feira (9) marcaram a menor máxima na Capital desde o dia 25 de junho, quando fez 12,7°C. Além disso, conforme a Somar Meteorologia, essa foi, também, a segunda tarde mais fria do ano.

Neve

De acordo com a Somar Meteorologia, nevou na serra catarinense em alguns pontos isolados durante a madrugada desta terça-feira. Os locais atingidos foram Mundo Novo e Morro da Igreja, em Urubici, Morro das Antenas, em Urupema e Distrito do Cruzeiro, em São Joaquim. A neve ocorreu em função da altitude, e porque havia condição para formação de um ciclone associado a uma massa de ar frio.

Próximos dias

O tempo abre mais no Rio Grande do Sul na quarta-feira (11) e as temperaturas ao amanhecer ficam ainda mais baixas. Mesmo assim, há pouco risco para ocorrência de geada. No Litoral Norte, as nuvens permanecem e pode chover fraco na parte da tarde, o que ajuda a aumentar a sensação de frio.

Já na quinta-feira (10), o frio pode ser ainda mais intenso no Estado e há risco para geada nas áreas da serra gaúcha, porém, apenas em alguns pontos mais elevados. Na Campanha, principalmente nas áreas mais próximas ao Uruguai, a temperatura também cai bastante no início do dia, mas a possibilidade de gear é menor. Na parte da tarde, o sol predomina e eleva as temperaturas em comparação ao dia anterior. Mesmo assim, a sensação ainda será de frio em todo o Estado.

TENDÊNCIA

A partir de sexta-feira (11) as temperaturas começam a subir gradativamente no Rio Grande do Sul. A chuva só retorna para ao Estado na próxima semana.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2018/07/frio-e-chuva-permanecem-no-rs-nesta-terca-feira-cjjfkk9ed0pq801qosylix5xc.html