Home > Câmara de Vereadores de Constantina > VEREADOR NEOCADIO SE MANIFESTA E FAZ HOMENAGEM AOS 25 ANOS DA COOPERATIVA COOPAC

VEREADOR NEOCADIO SE MANIFESTA E FAZ HOMENAGEM AOS 25 ANOS DA COOPERATIVA COOPAC

Na última sessão o vereador Neocadio representando os demais vereadores de sua bancada, faz uso da palavra homenageia e resgata de forma histórica o início da cooperativa COOPAC. Destacou primeiramente que o inicio da cooperativa deu-se com os seus princípios fundados na luta e conquista do sindicato dos trabalhadores rurais, onde está passa de ser um sindicato assistencialista, para um sindicato autêntico, combativo e propositivo, voltado para as necessidades dos associados no desenvolvimento da agricultura familiar. Então na década de 80, através da autonomia e organização do sindicato surge o trabalho associativo para os trabalhadores rurais, as chamadas associações de produção na Agricultura Familiar; com a criação de suínos ao ar livre, secadores de grãos, produção de milho para semente, plantação de batatinha e a produção de leite na forma associativa. Daí em diante já no início da década de 90, com demanda de leite no mercado e com a atividade já instalada em muitas propriedades, tinha-se a necessidade de ampliar a comercialização do produto, foi então com a organização sindical e de um grupo de agricultores na época tiveram a coragem e formaram a cooperativa coopac, está com o objetivo de dar sustentação a atividade leiteira para seus associados.

Vale ressaltar que na época antes da formação da coopac, as famílias que produziam pouco leite estavam sendo excluídas do processo de recolhimento e comercialização. Com a criação da cooperativa, o leite deixa de ser um trabalho desenvolvido somente pelas mulheres e passa a garantir a subsistência da família e passa para um a atividade que gera renda onde o homem também começa a trabalhar, pois vê na atividade uma fonte de renda mensal, com condições para mudar e melhorar de vida.

Com a assistência técnica, melhoramento da qualidade genética, dias de campo e formações de capacitação oferecidos pela coopac, se teve o incentivo a atividade leiteira.

O vereador destacou que a coopac sempre teve presente os princípios do cooperativismo, desde a sua criação até sua construção da estrutura de armazenamento onde seus associados sempre estiveram presentes participando e ajudando no seu desenvolvimento.

Outro fator importante é que a cooperativa coopac sempre esteve engajada nos movimentos sociais e nas lutas que consolidam a Agricultura Familiar, ajudando a debater, elaborar e implementar políticas públicas que viessem impulsionar a produção e comercialização de leite.

São 25 anos de história, luta, organização e consolidação da Agricultura Familiar.

Muitos foram seus desafios e obstáculos enfrentados, nas sempre primando e levando em consideração a estruturação e sucessão da Agricultura Familiar.

Por fim, agradeceu ao trabalho desenvolvido e prestado durante estes 25 anos de história e que a cooperativa perpetua por muitos anos, ajudando no desenvolvimento de nosso município e região.