Home > Câmara de Vereadores de Constantina > Vereadora Sonia destaca temas importantes para a comunidade

Vereadora Sonia destaca temas importantes para a comunidade

Em seus pronunciamentos, a vereadora Sonia Camara Lima comentou sobre algumas atividades das quais participou nos últimos dias. Falou sobre o ato solene que marcou o início das obras de reforma e ampliação do bloco cirúrgico do hospital da AHCROS, fruto da soma de esforços e trabalho de vários setores da sociedade. Ela solicita às pessoas que adquiram números da rifa da entidade, a fim de que mais recursos sejam gerados para esse investimento. Também se solidarizou com a suplente de vereadora Inês Favaretto e família, pela partida do pai, Adelino Favaretto, que deixou um legado de dignidade, valores e amor como lição de vida. E, ainda, parabenizou a Patronagem do CTG Taquaruçu pelo Jantar das Mães, realizado no dia 12 de maio, que, como sempre, foi elogiado pelos participantes.

Sobre o encontro para discutir o Planejamento Estratégico Para o Município de Constantina, que se realizou dia 15 de maio, coordenado pelo BADESUL, a vereadora comentou que foi delineada uma visão de futuro, enfocando desenvolvimento econômico, meio ambiente, educação, saúde infraestrutura e gestão pública; e que todos os grupos almejam um município desenvolvido, com geração de emprego, ruas pavimentadas, destacando-se nas áreas de saúde e educação. No entanto, para que isso aconteça, é preciso empenho e comprometimento do próprio Badesul, apoio dos governos federal e estadual, união de esforços e participação de todos os poderes constituídos, instituições e entidades do município. E, naturalmente, uma gestão eficiente, com equilíbrio financeiro, pois o maior entrave para a consolidação desse planejamento está na falta de recursos. Segundo ela, os vereadores aguardam os próximos passos desse planejamento, com o intuito de contribuir para que ele seja consolidado.

Ela citou o Jornal Folha da Produção, que realizou uma matéria sobre índice de câncer em Constantina e municípios da região, e destacou que, além dos agrotóxicos, há outro vilão que deve ser enfocado na prevenção da doença: O tabagismo – responsável por infinitos tipos de câncer. A ideia da vereadora é propor uma parceria entre Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação e Liga Feminina de Combate ao Câncer para trabalhar essa questão.

A vereadora participou do ato de inauguração da empresa São José Serviços Funerários, de Constantina, no dia 19 de maio, e parabeniza o proprietário, sr. Vilson Menegazzo, pelo empreendimento, desejando-lhe que realize um bom trabalho, pautado pela ética, respeito e profissionalismo – como ele mesmo se propôs e enfatizou em seu pronunciamento.

Na última sessão legislativa, Sonia abordou o tema da violência contra a mulher, propondo aos colegas uma reunião com representantes do CONDIM (Conselho dos Direitos da Mulher) e da Coordenadoria da Mulher, a fim de discutir como está o acolhimento da mulher vítima da violência. Disse que é importante verificar se foi restabelecida a parceria que havia na gestão anterior entre Coordenadoria da Mulher, Ministério Público, Delegacia da Polícia Civil e Judiciário; e que é preciso usar esses mecanismos que foram criados por lei para informar e sensibilizar a sociedade. Comentou que há muitas políticas públicas e campanhas de sensibilização que podem ser realizadas no município, a fim de se evitar que mais tragédias aconteçam. Pois quando um corpo morre, uma multidão morre com ele.