Home > Notícias > Constantinenses participam de estágio na Câmara dos Deputados

Constantinenses participam de estágio na Câmara dos Deputados

Entre os dias 07 de maio a 09 de maio, ocorreu em Brasília-DF mais uma edição do Estágio Participação na Câmara dos Deputados. Esse é um programa executado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento – CEFOR, juntamente com a Câmara dos Deputados. O programa é voltado a estudantes universitários e tem como objetivo central possibilitar acesso ao trabalho do Poder Legislativo e a temas tratados nas casas do Congresso Nacional.

Na oportunidade, participaram da mais recente edição do programa três estudantes de Constantina, sendo eles, Angelo Guaresi, de 20 anos, João Cazarotto e Alexander Danelli, ambos com 18 anos. Os três são estudantes de Curso de Direito, e tem por comum o interesse pela política e questões sociais.

O Estágio Participação foi indicado por uma pessoa do círculo de amizades de Angelo e por divulgação de alguns deputados nas mídias sociais. O programa conta como forma de ingresso um processo seletivo, que foi do dia 19 a 22 de março, o mesmo foi realizado por uma plataforma digital disponibilizado pela Escola Virtual de Cidadania – EVC da Câmara dos Deputados. Esse processo se deu por meio de um Quiz (Jogo de perguntas), que continha perguntas sobre o tema da edição do programa que foi “Mídia, Fake News e Eleições”, bem como demais questões referentes ao Poder Legislativo e suas atribuições.

O resultado desse processo foi conhecido no dia 26 de março, sendo que o mesmo teve 537 pessoas inscritas de todos os estados do Brasil. Os três estudantes de Constantina ficaram entre os classificados para o programa. Classificaram-se os 25 primeiros homens, e as 25 primeiras mulheres. Na classificação geral da sua categoria, Angelo atingiu o 5º lugar, Alexander o 9ª lugar e João Cazarotto o 11º lugar.

Os três constantinenses chegaram em Brasília-DF no dia 06 de maio. Esse dia foi destinado especificadamente para turismo, pois não havia nenhuma atividade do estágio. No domingo, tiveram a oportunidade de visitar vários locais da capital, como o Congresso Nacional, alguns Ministérios, o Itamaraty, o STF, a Torre de TV, a Catedral Metropolitana, entre outros.

No dia seguinte, dia 07 de maio, as atividades se iniciaram as 13 horas, ondem partiram da ESAF- Escola de Administração Fazendária em direção do Congresso Nacional. Chegando lá, foram direcionados para o Anexo II, Plenário 03, onde houve a recepção e a explicação de como seria a realização do estágio. A Sra. Fabiana Melo, Assessora de Comunicação da Câmara dos Deputados, foi a coordenadora de execução do estágio, e na oportunidade desenvolveu uma integração e rodadas de debate com o tema: O papel do Parlamento, também outros temas que estão tramitando na casa foram debatidos. Após isso foi realizado uma divisão dos grupos de trabalho e apresentação das missões a serem realizadas no decorrer do estágio. No fim do dia, foi realizada uma visita acompanhada por todo o Congresso.

O grupo de trabalho dos estudantes dos constantinenses era composto por mais 6 pessoas de diversos estados do país e foi denominado “A voz geral”. A primeira atividade do grupo foi debater e elaborar um material para explanação sobre “A mudança que precisamos para o país, o que deve ser feito, e quem essa mudança iria atingir”, nessa atividade, Angelo foi o orador do grupo e explanou sobre a necessária politização/conscientização popular, para gerar uma mudança social e em consonância a isso uma efetividade da democracia.

No segundo dia, 08 de maio, as atividades se iniciaram as 07:30 no CEFOR, onde foram realizadas 3 palestras sobre o tema da edição do Estágio, “Mídia, fake news e eleição”, e também sobre o Processo Legislativo, dentre as palestras é importante enfatizar a discursada por Carlos Eduardo Frazão, Secretário-Geral da Presidência do TSE e Assessor-Chefe do Ministro Luiz Fux. Frazão explicou com embaraços que as “Fake News” podem gerar no nosso processo eleitoral e quais são os caminhos e decisões do TSE em relação a isso. Após as palestras, foi realizado o translado para o Congresso Nacional, onde lá, foram realizadas parte das missões do estágio. Entre as missões estavam entrevistas com deputados e demais parlamentares relacionados com o tema do estágio, também estavam atividades como realizar debates, promover discussões e compartilhamento de ideias de formadores de opiniões nas redes sociais. No fim do dia foi realizada uma visita ao Plenário do Salão Verde, local onde os deputados estavam realizando suas votações da Ordem do Dia.

No terceiro e último dia, 09 de maio, as atividades se iniciaram as 07:30 horas, com o translado até o Congresso. Às 09 horas, houve no Plenário 02 do Anexo II, um debate entre os universitários do estágio e alguns parlamentares da casa legislativa. Participaram dos debates os parlamentares Esperidião Amin, Felipe Bornier, Pedro Uczai, Edmilson Rodrigues, Luiz Carlos Hauly, Glauber Braga, Marcos Rogério, Pastor Eurico. Após isso foi realizada uma visita às comissões que estavam em votação e a execução das missões, sendo que entre as missões estava a finalização dos matérias e elaboração dos mesmos para apresentação.

 

Por fim, no mesmo dia, foi realizado a apresentação das missões com explicações, explanações e discussões sobre o tema e as atividades realizadas. A apresentação foi de suma importância, pois naquele momento foi possível externar tudo o que podemos vivenciar, bem como explicar e discursar todo o aprendizado obtido durante o estágio.

Após a apresentação de todos os demais grupos foi realizada uma confraternização. Os constantinenses retornaram ao Congresso Nacional, onde puderam realizar mais algumas visitas, e também puderam adentrar no Plenário Central da Câmara a convite de um deputado, para que pudessem acompanhar com mais clareza e proximidade a votação sobre o Cadastro Positivo.

 

 

 

 

 

 

 

Após essa visita ao Congresso, toda a turma do estágio se reuniu em um ponto turístico da Capital para mais um encontro recreativo. No dia seguinte os estudantes de Constantina, retornaram ao município.

Texto/fotos: Angelo Guaresi.