Home > Câmara de Vereadores de Constantina > Legislativo presta homenagem aos 25 anos do Sicredi em Constantina

Legislativo presta homenagem aos 25 anos do Sicredi em Constantina

Na noite do dia 23 de abril foi realizada a 06° Sessão Ordinária de 2018, na ocasião o Poder Legislativo prestou homenagem aos 25 anos de atividades do Sicredi em Constantina, proposta pelo vereador Vilson Menegazzo.

 

Participaram da sessão o Presidente do Legislativo vereador João Alberto Maffessoni, as vereadoras Cleusa Rabaioli Tomazelli e Sonia Camara Lima, os vereadores Nildo Zanella, Ari Giacomini, Neocadio Di Domenico, Vilson Menegazzo, Ivalino Da Silva e Lindomar Duranti. O Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Região da Produção RS/SC, senhor Saul João Rovadoscki, e o Prefeito Municipal Gerri Sawaris.

 

Após a ordem do dia e da aprovação dos Projetos de Lei nº 024/2018, 025/2018, 027/2018, 028/2018, 029/2018, 030/2018 e da Indicação nº 07/2018. Passou-se as explicações pessoais, dando início a homenagem ao Sicredi.  Na oportunidade usaram da palavra os vereadores Vilson Menegazzo e Neocadio Di Domenico, e a vereadora Sonia Camara Lima, o senhor Saul João Rovadoscki, o Prefeito Gerri Sawaris e o Presidente do Legislativo João Alberto Maffessoni.

O vereador Vilson Menegazzo, proponente da homenagem, citou o trabalho que teve início em 1993, onde Constantina foi a primeira unidade de atendimento que começou a funcionar fora da sede central em Sarandi. O vereador destacou as parcerias do SICREDI com nossa comunidade ao longo desses 25 anos em Constantina, o trabalho diário da gerência, colaboradores, conselheiros e coordenadores. Vilson Menegazzo fez menção especial aos senhores João Marcolan (in memoriam) e Franklin Pizzi, únicos constantinenses que fizeram parte dos 26 agricultores da região que participaram da fundação do SICREDI região da produção em 1983.

A vereadora Sonia Camara Lima parabenizou pelo excelente trabalho que realizam no município, e desejou que continuem tendo sucesso, focando sempre na atenção e cuidado com seus associados e colaboradores – que são a razão de ser dessa instituição financeira, feita de pessoas para pessoas, afinal, o compromisso com as pessoas é um dos pilares do cooperativismo. Almejou que continuem atingindo suas metas e progredindo cada dia mais, junto com nosso município. Para finalizar, a vereadora Sonia deixou uma mensagem: “Não julgue cada dia pela colheita que você obtém, mas pelas sementes que você planta”. E complementou: E, com certeza, vocês do SICREDI, ao longo dos anos, vêm plantado muitas e boas sementes.

O vereador Neocadio Di Domenico relatou o início do cooperativismo e citou o Padre suíço Theodor Amstad, que fundou em 28 de dezembro de 1902 a cooperativa Sicredi Pioneira, na cidade de Nova Petrópolis. Na época, a cooperativa foi criada porque o município não contava com nenhum banco. Hoje o Sicredi está presente em 21 Estados e conta com mais de 3 milhões e 700 mil associados. O vereador Neocadio parabenizou a todos que colaboraram para o crescimento do Sicredi em especial as pessoas que ajudaram no desenvolvimento da agência de Constantina que hoje completa 25 anos de atividades.

O Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Região da Produção RS/SC, senhor Saul João Rovadoscki, agradeceu a homenagem proposta pelo Poder Legislativo de Constantina e comentou que o Sicredi Região da Produção RS/SC iniciou suas atividades no ano de 1983, com o objetivo de ser um instrumento de organização econômica de agricultores do pequeno município de Sarandi, no Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos, nossa cooperativa cresceu, evoluiu e passou a atender não somente os produtores rurais, mas todos os setores da sociedade, de natureza física ou jurídica.

Hoje, com uma área de atuação que se expande por 26 municípios – 14 deles no norte do Rio Grande do Sul e 12 no oeste de Santa Catarina, “Temos orgulho de afirmar que cumprimos a missão de valorizar o relacionamento, oferecendo soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade”, relatou o senhor Saul, que agradeceu a todos os líderes e colaboradores que contribuíram com o desenvolvimento do Sicredi em Constantina nesses 25 anos de atividades.

 

O prefeito Gerri Sawaris parabenizou o Poder Legislativo pela iniciativa e a toda equipe de funcionários, colaboradores e conselheiros do Sicredi que é merecedor da homenagem. Destacou a importância do cooperativismo e a colaboração do Sicredi no desenvolvimento de Constantina e região, e que hoje é destaque nacional conquistando vários prêmios.

 

O Presidente do Legislativo vereador João Alberto Maffessoni destacou que o cooperativismo é um instrumento de organização econômica da sociedade. E este modelo está cada vez mais forte. Tendo como base a associação voluntária de pessoas em torno de um objetivo comum, as cooperativas reúnem milhões de pessoas ao redor do mundo em projetos que geram renda, e oportunidade de trabalho e promovem o desenvolvimento regional. Dr. Beto parabenizou a todos que se empenharam para o crescimento desta instituição financeira cooperativa, que é referência internacional pelo modelo de atuação em sistema. A qual está presente em Constantina, comemorando 25 anos de atividades sendo merecedora desta homenagem.