Home > Clientes > URI lança Curso Online de Redação para o ENEM

URI lança Curso Online de Redação para o ENEM

O Departamento de Letras, Linguística e Artes da URI está promovendo o primeiro curso totalmente online para formação de professores, alunos e participantes da edição de 2017 do ENEM. Trata-se do Curso Online de Redação para o ENEM, que objetiva desenvolver a habilidade de redação dissertativo-argumentativa a fim de qualificar o cursista para a produção textual na prova do ENEM, considerando as exigências desse concurso.

Com carga horária de 20 horas, o curso é aberto a toda comunidade e não há restrição de público: podem participar professores, alunos da educação básica que farão o ENEM, alunos de graduação que farão a prova para concorrer ao FIES e ao PROUNI, pessoas que querem melhorar as habilidades de redação.

“O curso está focalizado no processo avaliativo da redação do ENEM, mas é válido para todos que querem a aprimorar a escrita formal de textos necessários no dia-a-dia profissional, como é o caso de textos argumentativos. É uma oportunidade para aprender mais sobre uma habilidade que distingue profissionais no mercado de trabalho: a competência de escrever bem”, explica a professora Luana Teixeira Porto, uma das coordenadoras do curso.

O Curso Online de Redação para o ENEM também traz outro atrativo relacionado à metodologia e aos recursos necessários para participação do cursista. É o primeiro curso exclusivamente realizado em ambiente virtual de aprendizagem – AVA, o que exige do inscrito apenas conexão com internet e um dispositivo para acesso, como computador, notebook, tablete e até mesmo o celular.

Segundo a  professora Ana Paula Porto, que também é organizadora do curso, a proposta pioneira na URI é resultado de uma aproximação da universidade com as demandas reais de um contexto tecnológico que cada vez mais tem na internet uma fonte de informação e formação. “Queremos ampliar nosso diálogo com a comunidade, alunos e professores de nossa região, mostrando novas possibilidades de formação que recorrem ao uso de tecnologias, que estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros”, afirma a professora Ana Paula Porto.

Para a formatação do projeto de curso e para a aprendizagem através da mediação de tecnologias digitais, a universidade dispõe de um grupo de trabalho que pesquisa o ensino híbrido e seleciona o que há de mais atualizado nesse processo de educação online. A universidade já conta, para os cursos de graduação e pós-graduação, com um avançado ambiente virtual de aprendizagem, no qual alunos e professores interagem e realizam diversas situações de aprendizagem por meio digital.

Nessa perspectiva, o curso está organizado com diversas atividades, que incluem vieoaulas, material de leitura complementar especialmente formatado para leitura em dispositivos eletrônicos, questões objetivas  com autocorreção e  gabarito comentado, FAQ, biblioteca virtual, e-mail para contato com a equipe e ainda uma proposta de redação para os cursistas, que receberão a avaliação segundo a planilha de correção usada no ENEM.

Para acesso ao Curso Online de Redação para o ENEM, é preciso fazer a inscrição AQUI, indicando nome completo, e-mail e CPF. As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas de 06 de outubro a 05 de novembro de 2017.

Haverá atestado de participação para os cursistas que realizarem todas as atividades propostas.