Home > Notícias > Hospital da Cidade realiza encontro e debate situação financeira do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes

Hospital da Cidade realiza encontro e debate situação financeira do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes

Representantes dos municípios da região e autoridades se reuniram na quarta-feira (25) para debater a crise financeira enfrentada pelo Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes (HPBM). O encontro foi realizado por iniciativa da direção do Hospital da Cidade, instituição mantenedora do HPBM, com o objetivo de debater e propor soluções diante do atual cenário financeiro do hospital psiquiátrico, considerado referência na área de saúde mental para os municípios que compõe a 6ª, 9ª e 15ª Coordenadorias de Saúde da região norte do Estado, além de receber pacientes de outros estados do país.

A reunião de trabalho realizada em Passo Fundo reforçou o comprometimento da instituição de saúde na busca de ações de enfrentamento à crise “no ano de 2014 nós tivemos 214 mil reais de prejuízo, no ano de 2015 o valor foi de 485 mil reais de prejuízo e no ano de 2016 nós chegamos a 761 mil reais de prejuízo” salientou o administrador Luciney Bohrer, ao apresentar o cenário econômico atual em que a instituição está inserida e destacando os esforços para manter a estrutura da instituição sem prejuízo no atendimento à comunidade regional.

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes proporciona atendimento integral em saúde e é referência no tratamento de episódios agudos de transtornos mentais e transtornos recorrentes do uso de substâncias psicoativas “o hospital psiquiátrico, tecnicamente, é um instrumento de ato médico, onde a medicina interage com as outras disciplinas e esta é a grande importância desta estrutura porque é justamente a partir do tratamento multidisciplinar que nós conseguimos tratar os transtornos mentais de forma plena.” enfatizou o diretor técnico do HPBM, o médico psiquiatra Rogério Riffel. Em 2016, mais de novecentas internações foram realizadas na instituição, cerca de 60% destas através do Sistema Único de Saúde.

Entre as soluções apresentadas e debatidas pelas entidades participantes do encontro foi a de ampliar a contribuição financeira dos municípios atendidos, a fim de viabilizar a continuidade do atendimento do Hospital Psiquiátrico. Estuda-se, ainda, a possibilidade de mudar o foco de atendimento, abrangendo outros serviços, enquanto instituição de cuidados de longa permanência, por exemplo, como possibilidade administrativa e técnica.

A discussão a respeito das ações futuras que envolvem o tema será debatida por um grupo interinstitucional de trabalho, formado durante o evento por representantes da Promotoria e Defensoria Pública, Secretarias de Saúde e municípios da região, a fim de garantir a integralidade do atendimento prestado pelo HPBM. O envolvimento da comunidade e autoridades nas sugestões e ações de enfrentamento à crise financeira do Hospital Psiquiátrico foi reforçado durante o encontro desta quarta-feira, como fundamental para a manutenção dos serviços prestados pela instituição.

Natieli Batistela

Jornalista MTB/RS 17488

Assessoria de Imprensa
Hospital da Cidade de Passo Fundo
facebook.com/HospitalDaCidade
(54) 2103-3399
(54) 9924-1065