Home > Geral > URI – Mestrado em Letras publica novo E-book

URI – Mestrado em Letras publica novo E-book

Um dos objetivos das atividades de extensão e pesquisa acadêmica é a socialização dos resultados de experiências e estudos científicos para que a comunidade possa usufruir deles, ampliando reflexões e promovendo novas práticas que ressignifiquem o cotidiano. Essa meta foi novamente alcançada pelo Mestrado em Letras com a publicação da obra Novos Olhares: [email protected], ensino & mundo [email protected], que integra a coleção Novos Olhares.

O livro, em formato digital, foi organizado pelas professoras Ana Paula Teixeira Porto e Luana Teixeira Porto. Segundo elas, a proposta é apresentar ensaios que incitem a discussão acerca da emergência da cultura digital e suas interferências nos processos de ensino e aprendizagem, entre os quais os relacionados à leitura. Busca mostrar novos caminhos que possam associar práticas metodológicas à exploração de ferramentas digitais.

A obra é resultado do projeto de extensão Novos Olhares, desenvolvido pelos cursos de graduação e mestrado em Letras da URI. Reúne ensaios de palestrantes e pesquisadores que participaram da edição de 2017 do evento, como Elisabete Cerutti, Tania Rösing e Christopher Kastensmidt. Além disso, conta com trabalhos de outros pesquisadores dedicados à reflexão sobre questões de ensino e suas correlações com a cultura digital. Ainda traz os ensaios dos vencedores do Prêmio Destaque Novos Olhares, valorizando a participação da comunidade externa e interna no evento.

Além de atender a objetivos de nosso Mestrado em Letras, como o de promover a pesquisa científica e contribuir para a inserção delas na comunidade, mostrando a relevância social das reflexões acadêmicas, o livro tem uma função singular: apresentar discussões necessárias sobre tecnologias de cultura digital no campo do ensino e da leitura de forma particular”, explica a professora Ana Paula Porto.

A obra, que foi viabilizada com recursos da FAPERGS e editada pela Editora da URI-FW, está disponível, para acesso gratuito, AQUI.

Nas 237 páginas, são contemplados 12 ensaios de profissionais de diversas regiões do Brasil. Todas as discussões são voltadas ao tema geral de leitura, ensino e mundo digital.