Home > Agricultura > Atividade qualifica produtores de São José das Missões para produção de cana-de-açúcar, melado e açúcar mascavo

Atividade qualifica produtores de São José das Missões para produção de cana-de-açúcar, melado e açúcar mascavo

Por meio de uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Secretaria da Agricultura de São José das Missões foi realizado nesta quarta e quinta-feira (16 e 17/08) um curso de produção de cana-de-açúcar, melado e açúcar mascavo para 30 agricultores do município. O curso abordou aspectos da produção de cana-de-açúcar, como variedades, espaçamento de plantio, tipo de solo indicado para o cultivo, adubação, manejo e colheita, além de uma forma inovadora de propagação de mudas por gema, que auxilia os produtores na implantação das lavouras.

Para a produção de açúcar mascavo e melado foram realizadas práticas com os agricultores, que puderam conhecer todos os procedimentos, desde a forma correta de colheita, moagem, decantação, filtragem, limpeza do caldo de cana, uso do fogo direto e, por último, o ponto de açúcar e de melado.

O curso aconteceu na propriedade e na agroindústria dos agricultores, Flori de Oliveira Machado e Nirlei Brizola da Silva, na Linha Araújo. Os agricultores trabalham com produção de melado e recebem Assistência Técnica da Emater/RS-Ascar. A atividade foi conduzida pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São José das Missões, com auxílio do agricultor e produtor de cana-de-açúcar, melado e açúcar mascavo, Leonésio Strack.

“Para os agricultores foi uma experiência muito importante no sentido de qualificar a produção de cana-de-açúcar para uso na produção de melado e de açúcar mascavo. São José das Missões conta com vários produtores informais que produzem para autoconsumo. A perspectiva é que em breve ocorra a regularização e consequente legalização sanitária de, pelo menos, duas agroindústrias de derivados de cana-de-açúcar no município”, comentou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mairo Trentin Piovesan.

A Emater/RS-Ascar presta Assistência Técnica, auxiliando desde a escolha de variedades até na regularização dos empreendimentos, visando o aumento de renda e de qualidade vida das famílias que trabalham com a atividade. Combinado com o curso, a Emater/RS-Ascar organizou a entrega de mudas de três variedades de cana-de-açúcar, que foram produzidas e testadas no município de Caiçara. Estas variedades serão multiplicadas pelos produtores, o que aumentará a área cultivada de cana-de-açúcar no município de São José das Missões.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto