Home > Saúde > Nutricionista da Emater/RS-Ascar destaca cuidados com a alimentação

Nutricionista da Emater/RS-Ascar destaca cuidados com a alimentação

Manter uma alimentação saudável, especialmente no verão, requer alguns cuidados e atenção, pois as pessoas costumam se desidratar e perder mais nutrientes nesse período. De acordo com a nutricionista da Emater/RS-Ascar, Leila Guizzoni, é importante considerar a cor dos alimentos, ter refeições diversificadas e ricas em nutrientes, ficar atento ao processo de produção dos alimentos, mas priorizar o consumo de alimentos in natura. “Com o calor perdemos muito líquido e sais minerais, nutrientes estes que podem ser encontrados nos alimentos mais saudáveis, mas claro que não podemos esquecer também de ingerir muito líquido, principalmente água”, ressalta a nutricionista.

Variar os alimentos, ter uma alimentação balanceada, respeitando os grupos alimentares, consumindo carboidratos, produtos proteicos, verduras e frutas é muito importante para manter-se saudável, diz a nutricionista. Outro aspecto dito por Leila é quanto à digestão dos alimentos, cuja mastigação deve ser feita com calma, mastigando bem os alimentos, o que vai facilitar a digestão.

Muitas pessoas são adeptas de ingerir líquidos durante as refeições, ainda mais no verão, mas o recomendado é evitar beber enquanto come. O aconselhado é consumir líquido no mínimo meia-hora antes ou uma hora após as refeições, para facilitar a digestão e a absorção dos nutrientes.

Segundo a nutricionista, é indicado consumir cerca de 5g de sal por dia, mas o os gaúchos consomem por dia 12g. “Isso está muito relacionado também com o consumo de produtos industrializados, por isso devemos priorizar a ingestão de produtos in natura”, afirma Leila. Uma dica dada por ela é substituir o sal por temperos, assim a comida ganha gosto e não tem o sal excessivo e prejudicial à saúde.

Práticas saudáveis de vida, prevenção com a saúde, fazer um check up médico anual e praticar de exercícios são questões que a nutricionista defende para toso, independente de época. “Seja verão ou seja inverno, não podemos esquecer que uma alimentação saudável garante o nosso bem-estar”, destaca Leila.

Foto: Emater/RS-Ascar

 

Fonte:

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Estagiária Luiza Brandão Flores

[email protected]

51-2125-3104

51-99918-6934

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS