Home > Agricultura > Emater/RS-Ascar apresenta resultados do MIP em Constantina

Emater/RS-Ascar apresenta resultados do MIP em Constantina

O município de Constantina sediou na última quinta-feira (02/03) uma Tarde de Campo com foco na cultura da soja. Mais de 65 produtores, técnicos da Emater/RS-Ascar e estudantes participaram da atividade, realizada na propriedade da família Bonfanti, na Linha Candaten, interior do município. Constantina é uma das inúmeras Unidades de Referência Tecnológica (URT) distribuídas em todo o Estado, inseridas no projeto “Lavoura de Resultados/MIP”, trabalho idealizado pela Emater/RS-Ascar, juntamente com a Embrapa e Massey Ferguson.

Segundo a Emater/RS-Ascar, o objetivo deste trabalho é resgatar e preservar tecnologias, para alcançar melhores resultados com mínimo custo, sem prejudicar a produtividade dos agricultores. Através do diagnóstico e monitoramento das unidades de referência e da aplicação das tecnologias adaptadas às realidades, a Emater/RS-Ascar busca ampliar a produtividade dos agricultores do RS. Na região que contempla os Coredes Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, com 42 municípios, foram realizados três eventos, em Chapada, com participação de mais de 80 produtores e técnicos, Boa Vista das Missões, com um público estimado em 160 pessoas, e Constantina.

Em uma das estações, o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Aldoir Ott, apresentou os resultados obtidos através do Monitoramento Integrado de Pragas (MIP), doenças e ervas daninhas da soja, na área de cultivo de sete agricultores que se disponibilizaram em participar do estudo. Com auxílio da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, responsável por realizar as análises das plantas coletadas nas diferentes fases de crescimento, foi possível monitorar a lavoura e adequar os tratamentos, evitando o desperdício de produtos. “Todas as lavouras responderam muito bem ao monitoramento e, em todas, conseguimos diminuir pelo menos uma aplicação/tratamento”, destacou o técnico.

O agricultor Ezir Ferreira, que já vem monitorando sua lavoura desde o ano passado com o auxílio da Emater/RS-Ascar, conseguiu reduzir duas aplicações, uma economia que está estimulando os demais agricultores. “É o segundo ano que consigo aplicar apenas dois tratamentos e a produtividade se manteve alta. O monitoramento nos permite planejar de maneira adequada os tratamentos, sem desperdício, o que gera maior economia”, afirmou o agricultor.

Quem também saiu muito contente com os resultados do monitoramento foi o agricultor Aldemir Vanin. “Antes eu fazia até quatro aplicações na minha lavoura. Agora, apenas com o monitoramento, conseguimos reduzir para duas, produzindo mais e com mais economia”, destacou. Para o anfitrião do evento, o agricultor Angelo Bonfanti, os resultados do trabalho também foram positivos. “Aqui nós conseguimos diminuir uma aplicação, e só conseguimos isso porque tivemos o acompanhamento da Emater. Quando temos assistência ficamos mais seguros temos mais coragem para arriscar. Se não fosse assim, teria feito mais tratamentos. Dessa forma, nossa economia foi muito maior”, reconheceu Bonfanti.

Outro assunto de destaque na Tarde de Campo foi o manejo de solo e água, tema trabalhado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, que falou da estruturação do solo, física, química e biológica, explicando cada uma delas e as consequências originadas por alguma carência nessas estruturas. O engenheiro agrônomo destacou algumas ações que são fundamentais para o manejo conservacionista do solo, como a rotação de culturas, implantação de curvas de níveis, uso de plantas de cobertura, entre outras inúmeras técnicas que podem ser aplicadas para melhoramento do solo e maior infiltração da água.

A Massey Ferguson participou da Tarde de Campo apresentando aos produtores os novos maquinários disponíveis no mercado para o cultivo da soja. O prefeito de Constantina, Gerri Sawaris, e o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, entre outras lideranças, acompanharam o evento.

 

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto

[email protected]

(55) 3744-2835

(55) 9 99853680

www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS