Home > Geral > Encerrados os julgamentos nesta Comarca sobre o “Caso Claudiomiro”

Encerrados os julgamentos nesta Comarca sobre o “Caso Claudiomiro”

Ocorreu na última terça-feira, 17/01, a terceira sessão de julgamento pelo Tribunal do Júri referente ao assassinato do advogado Claudiomiro Romansin, crime esse que ocorreu em julho de 2013, e chocou toda a comunidade de Constantina.

Claudiomiro Romansin

Na ocasião, foram julgados Adelar Gass e Pâmela Rafaela de Souza Finotti, cuja defesa foi patrocinada pelo Defensor Público Eledi Amorin Porto, ao passo que a acusação foi sustentanda em plenário pela Promotora de Justiça Kátia Regina Griza. Os trabalhos foram conduzidos pelo Juiz de Direito David Reise Gasparoni, titular da Comarca de Constantina. Em plenário, foi ouvido o Delegado de Polícia Adilson José da Silva, na condição de testemunha, eis que ele foi o responsável pela condução das investigações policiais do caso.

Aproximadamente às 20h, acusação e defesa encerraram os trabalhos e passou-se a fazer a quesitação aos jurados. Por volta das 21h30min o Magistrado passou a ler a sentença proferida com base na decisão do Conselho de Sentença.

Adelar restou condenado por homicídio duplamente qualificado e corrupção de menor à pena de 17 (dezessete) anos e 06 (seis) meses de reclusão em regime fechado, ao passo que Pâmela foi condenada por homicídio simples à pena de 02 (dois) anos e 08 (oito) meses de reclusão com regime aberto para cumprimento. Adelar, por já estar preso, assim permanecerá, sendo que foi negado o direito de apelar em liberdade.

Estes foram os últimos dois réus julgados. Os outros quatro envolvidos com o crime já haviam sido julgados pelo Tribunal do Júri, em Constantina, e os processos encontram-se em fase de recurso.

Assim restaram condenados os envolvidos com o homicídio de Claudiomiro Romansin:

  • Ione Maria Guimarães: 22 (vinte e dois) anos e 2 (dois) meses de reclusão;
  • Marcelo Ezequiel Haack: 19 (dezenove) anos e 10 (dez) meses de reclusão;
  • Edson Cabral: 17 (dezessete) anos e 02 (dois) meses de reclusão;
  • Fabio Luiz Rodrigues: 07 (sete) anos, 08 (oito) meses e 10 (dez) dias de reclusão;
  • Adelar Gass: 17 (dezessete) anos e 06 (seis) meses de reclusão
  • Pâmela Rafaela de Souza Finotti: 02 (dois) anos e 08 (oito) meses de reclusão.
Ione Maria Guimarães e Marcelo Ezequiel Haack

Ione Maria Guimarães e Marcelo Ezequiel Haack