Home > Notícias > Dia 08 de dezembro: Dia da Justiça

Dia 08 de dezembro: Dia da Justiça

A justiça é o conceito responsável por manter o equilíbrio entre os interesses, tratando assunto de pessoas envolvidas em um determinado caso. A forma como a justiça é colocada em prática pode variar dependendo da situação. Ela deve definir a melhor solução para diferentes casos.

As primeiras atividades relacionadas a justiça tiveram início na Grécia Antiga, onde a expressão “Dikaiosyne” era usada como uma representação de uma integridade moral que fosse ligada ao Estado e aos governos.

A história:

As primeiras citações a justiça ou ao ato de se fazer a justiça, teria surgido na antiga Grécia, tendo como símbolo ou personificação da justiça, a Deusa Têmis:

Deusa: Representa por Têmis, a deusa grega da justiça, acreditava que ela protegia os oprimidos e zelava pela aplicação da lei e da ordem, além do mais, em julgamentos na época, sempre que alguém jurava falar a verdade, invocava Têmis. Nas imagens gregas, ela não tinha os olhos vendados e possuía apenas uma balança nas mãos. No caso do direito brasileiro, como houve muita influência da cultura romana, o símbolo que foi escolhido para representar a Justiça, foi a deusa Iustitia, que é representada com os olhos vendados, que representa a imparcialidade da Justiça, e também com uma balança representando o equilíbrio.

Têmis a Deusa da justiça

Têmis, a Deusa da justiça

Balança: Representa o equilíbrio e a ponderação, onde no julgamento de cada caso, devem ser expostos os dois lados, devem ser ouvidos e avaliados com cuidado.

Espada: Representa a aplicação da justiça, o ato de condenar, e fazer valer o que ficou decidido, assim como a balança significa o peso da culpa e equilíbrio dos fatores, a espada simboliza a sentença, o ato de fazer valer o que acredita-se na justiça.

O Dia da Justiça no calendário atual:

balança representando o equilíbrio.

Dia da Justiça, é comemorado no dia 8 de Dezembro em todo o Brasil, trata-se de um feriado forense, por isso as instituições da Justiça não trabalham neste dia. A data foi instituída através do Decreto de Lei nº 1408 de 08 de dezembro do ano de 1951, assinado pelo então presidente da república Getúlio Vagas, pretendendo homenagear os funcionários do sistema judiciário, bem como juízes, promotores, advogados e todos aqueles que trabalham na justiça brasileira, dentro dos foros, promotorias e escritórios.

A sua origem, está ligada ao dia em que é homenageada a santa Católica Imaculada Conceição, e foi celebrado oficialmente pela primeira vez em 1950 pela Associação de Magistrados Brasileiros, apesar de já ser comemorado desde 1940. Portanto, nessa data muito especial, fica aí, os parabéns para todos aqueles que diariamente contribuem para o processo de desenvolvimento da justiça brasileira, que todos os dias, renovam as esperanças de transformar o Brasil em um país justo e comprometido com a sua população.

Fonte: Calendarr