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Saiba a diferença entre pneu de perfil baixo e perfil alto

Vamos lá, você deseja trocar os pneus do carro e adquirir novos, só que é preciso manter o conjunto na mesma altura do conjunto da roda original! Exemplo: você escolheu um ‘pneuzão bonito’, com uma roda bonita e o antigo era um pneu original numa roda mais simples.

Ambos são iguais, da mesma marca e do mesmo modelo. Só que você nota que o pneu novo parece ser maior do que o original mais simples, não é?! Só que não, não é!  Eles são idênticos e tem a mesma altura! Ou seja, esse “pneuzão bonito” serve no carro desse pneu mais simples. Mas então, o quê muda? No caso do pneu original, o aro é 14 e o seu perfil alto e o pneu novo a roda é de aro 17 e o perfil baixo.

Quando se fala em perfil do pneu é o percentual entre a altura e a largura da seção do pneu em milímetros. Acompanhe nossas imagens a baixo para entender a diferença.

Pneu de perfil baixo

pneu perfil baixo

Pneu de perfil alto

pneu perfil alto

Para isso, antes de mais nada, você deve conferir as medidas que vem informadas no pneu! A baixo, um exemplo de como entender estas medidas:

exemplo de perfil de pneu

19,5cm da banda de rodagem (parte da borracha em contato com o solo).

55 é a porcentagem da altura do pneu, dos 19,5cm é os 55% da altura.

R= Raio, é a roda propriamente dita do veículo.

87 é a carga máxima, a quantidade de quilos que pode ser usada por pneu.

V é o índice de velocidade aplicada.

E para definir o perfil do pneu é necessário saber qual a portagem dele, que no exemplo acima foi de 55%, quanto menor for esse número, mais baixo será o perfil do pneu, assim para o maior, o perfil será mais alto. Agora dê uma olhada no que está no seu veículo e veja se o perfil é alto ou baixo!

Sabia que um pneu de perfil mais baixo rasga com mais facilidade do que um de perfil mais alto?

Isso acontece quando passamos por um buraco, as vezes é possível desviar, mas se for uma via toda esburacada fica difícil escapar deles! Por exemplo, um pneu médio de perfil 70%, a parede dele é maior, do que um de perfil de 30%. Para ele rasgar tem muito a ver com a quantidade de ar que entra no pneu e sua rigidez.  No caso o perfil de 30% ele contem menos ar, é bem mais rígido e pra poder suportar o peso do carro também. Se este pneu passa num buraco, ele não dobra por ser muito rígido, a sua parede é muito dura, então, se estiver numa velocidade muita alta e passar direto num buraco terá muito mais facilidade para rasgar.

Já o perfil de 70 dobra mais fácil, por causa da quantidade ar e, quando esse pneu entra no buraco ele consegue dobrar e deformar bem mais fácil, absorver a diferença, absorver o impacto. No caso dos pneus para caminhote ou carros de carga, os pneus já são diferentes, por serem maiores e terem um reforço maior no material e ter a parede mais reforçada, assim o para ele rasgar tem a ver com a rigidez e a capacidade de ar.

Perfil de pneu alto – Vantagens

– Pneus com parede lateral mais grossa protege as rodas de danos causados por buracos e de raspadas no meio fio;

– Eles são mais ajustáveis ao ar;

– Maior versatilidade em ruas irregulares ou em uso off-road;

– Maior absorção de buracos e outras imperfeições;

Perfil de pneu baixo – Vantagens

– O carro executa as manobras exigidas com mais facilidade;

– Melhor controle na velocidade;

– Melhor freagem, caso esteja em dirigindo em alta velocidade;

Dica

A mudança de pneus exige atenção com a calibragem, que pode mudar. Com pressão mais alta, a suspensão sofrerá e com pressão mais baixa, o consumo pode aumentar.

Fonte: www.autostart.com.br