Home > Notícias > Paróquia São José e Comunidade Homenageiam Padre João pelos 80 Anos de Vida

Paróquia São José e Comunidade Homenageiam Padre João pelos 80 Anos de Vida

 

No último sábado, dia 28/11/2015, aconteceu em Constantina uma Missa e um Jantar em comemoração ao aniversário de 80 anos do Padre João Ferrari Manfio.

Padre João Ferrari Manfio nasceu no dia 28 de novembro de 1935, em Linha Base, Paróquia Santíssima Trindade de Nova Palma, Município de Júlio de Castilhos, onde foi batizado em 03 de dezembro. Filho de Girolamo Noé Manfio e Virgínia Ferrari Manfio. Padre João sente muito orgulho de sua família por quem tem grande amor e consideração. Tem oito irmãos, Jovita, Neli, Jaime, Luzita, Elói, Evaldo, Mario Antônio (in memoriam) e Cireno Paulo.

Desde muito pequeno, ele já pensava em ser padre, seguindo o exemplo de seus quatro tios padres. Sua primeira Eucaristia e Crisma aconteceram na antiga Igreja Matriz Santo Antônio de Frederico Westphalen, ao lado de onde hoje se encontra a Catedral. Cursou o Primário no Grupo Escolar da Sede, em Barril, hoje cidade da nossa diocese, Frederico Westphalen e, em 1948 entrou no Seminário Menor São José, de Santa Maria, onde cursou o Ginásio.

IMG_5172Em 1955, ingressou no Seminário Maior de Viamão. Lá, fez o Bacharelado em Filosofia e ingressou na Teologia, junto com outros 18 seminaristas. Nesse período o Padre João também servia à Igreja, como cerimoniário.

Padre João foi ordenado Diácono no dia 12 de dezembro de 1960, na Catedral de Santa Maria, pelo Bispo daquela Diocese, Dom Luis Victor Sartori. A sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 09 de julho de 1961, há 54 anos, na Matriz de Ivorá, também pelo Bispo de Santa Maria. Seu lema sacerdotal: “Anunciar a boa nova aos pobres”.

A primeira Missa foi celebrada na Igreja Santo Antônio de Frederico Westphalen, onde concedeu a primeira benção a seus Pais. Concluídos os estudos em Viamão, em dezembro de 1961, depois das férias, trabalhou um mês na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Cachoeira do Sul.

No dia 01 de março de 1962, foi nomeado professor e assistente dos seminaristas, no Seminário Menor de São José, de Santa Maria. Cargo este que exerceu até a instalação da Diocese de Frederico Westphalen, e posse do primeiro Bispo Dom João Hoffmann, em 29 de junho de l962.

Dia 01 de julho de 1962, foi nomeado Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Sra. Aparecida, de Tenente Portela, onde acompanhou a edificação da Igreja Matriz.

No dia 24 de janeiro de 1964, o Padre João foi nomeado Assistente Diocesano da JAC (Juventude Agrária Católica), Movimento de Ação Católica, que ele mesmo havia organizado em diversas paróquias.

Em 15 de fevereiro de 1964, ele foi nomeado Vigário Paroquial da Catedral Santo Antonio.

No dia 01 de fevereiro de 1965, o padre João assume sua primeira Paróquia. ´Torna-se pároco da Paróquia São Roque, de Taquaruçu do Sul, onde concluiu obras importantes, como a Igreja Matriz, Casa Paroquial e Salão Paroquial.

Em abril de 1968, ele retornou para Tenente Portela, a fim de organizar o setor financeiro da Paróquia. Concluída essa tarefa, em julho do mesmo ano, foi para o Rio de Janeiro, cursar o ISPAL (Instituto Superior de Pastoral Litúrgica).

Em 10 de março de 1969, é nomeado novamente Vigário Paroquial da Catedral e Auxiliar da Pastoral Diocesana.

Em 31 de dezembro de 1969, Padre João assumiu como Coordenador Diocesano de Pastoral, cargo que exerceu até 24 de fevereiro de 1971, quando foi nomeado Pároco de Liberato Salzano. Nesse município, concluiu as obras da Igreja Matriz, construiu a quadra de esportes e a Casa Paroquial.

Em 01 de julho de 1969, foi nomeado Pároco Ecônomo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Trindade do Sul, sendo que, durante um ano e meio atendeu às duas Paróquias: Liberato Salzano e Trindade do Sul.

Em 01 de fevereiro de 1981, foi nomeado Reitor do Seminário Nossa Sra. Medianeira, de Frederico Westphalen. Então, durante um ano continuou a responder pelas duas Paróquias: Liberato Salzano e Frederico Westphalen.

IMG_5189A 02 de janeiro de 1987, foi nomeado Assistente dos seminaristas da Diocese de Frederico Westphalen, no Seminário Maior de Viamão; e a 13 de março de 1987 foi nomeado Vice-Reitor Administrativo do Seminário Maior de Viamão.

Em 26 de dezembro de 1989, voltando para a Diocese, foi nomeado Vigário Paroquial da Catedral e Coordenador Diocesano de Pastoral.

Padre João foi, também, por muitos anos, Presidente do Conselho de Presbíteros e, foi ele que deu início à Livraria Diocesana.

Em 10 de janeiro de 1991, foi nomeado Pároco de Constantina, cargo que assumiu no dia 09 de fevereiro de 1991, e no qual permaneceu até a nomeação do Padre José, em 19 de março de 2012.

Atualmente, é vigário da nossa Paróquia. Está conosco há 24 anos.

Dentre as obras realizadas com a presença do Padre João, em Constantina, destacam-se a Construção da Casa Paroquial, a reforma da Igreja Matriz, a conclusão e a ampliação do Salão Paroquial. Mas acima de tudo, ele foi responsável pela organização pastoral, colaborando para uma melhor evangelização desta porção do povo de Deus.

Padre João recebeu o título de Cônego em 10 de julho de 2011, data em que comemorou 50 anos de vida sacerdotal.

Padre João: “Tuas boas ações são luzes para os homens iluminar. Que eles vejam o bem que fazes para o Pai glorificar!” Mansidão, sabedoria, paciência… São tantas características, tantas virtudes, tantas palavras que poderíamos usar para descrever o que o senhor representa para nós, paroquianos! Porém, é difícil expressar nosso apreço e nossa gratidão por alguém tão importante e especial para nossa paróquia. Alguém que chegou mansamente e foi ganhando espaço, confiança. Aos poucos, foi conquistando a todos e conhecendo um pouco de cada um. Enfrentou problemas, superou dificuldades, mas nunca desistiu de cuidar do seu rebanho. Foi e continua sendo um exemplo de oração e fé. Plantou nos corações sementes de amor, perseverança, comprometimento, doação, humildade. Esteve presente na vida das famílias nos momentos festivos e, principalmente, nos dias difíceis.  Hoje, quando celebramos seus 80 anos de vida, dos quais 24 foi dedicado à nossa Paróquia, queremos pedir ao Senhor Deus que continue enviando-lhe bênçãos e graças. Que Ele lhe conceda muitos anos de vida, com muita saúde. Padre João, Parabéns pelo seu aniversário! Obrigado por tudo o que fez e continua a fazer pela nossa Paróquia! (Mensagem e homenagem da Paróquia São José).

 Confira algumas fotos: