Home > Notícias > Dia Internacional da pessoa com deficiência

Dia Internacional da pessoa com deficiência

3 de dezembroPara desconhecimento geral, na data de 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, e realmente tem-se muito o que comemorar, principalmente no que diz respeito aos avanços e conquistas adquiridos para essas pessoas, sendo essas, hoje em dia, ainda mais integradas a sociedade, mas ainda se reconhecem muitas dificuldades e desafios enormes, para que todas as pessoas, independente de deficiência ou não, sejam tratadas de forma igual e natural.

A data é comemorada desde o ano de 1998, ano este em que a ONU(Organização das Nações Unida), protagonizou os maiores avanços na área dos direitos, qualidade de vida e da dignidade das pessoas portadoras de necessidades especiais. Todos os anos, os organizadores do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, elaboram temas específicos, que irão definir as atividades e os eventos deste dia, em  2015, o tema escolhido foi “A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades”.

Em Portugal as variadas instituições realizam distintas atividades para celebrar o dia, tais como seminários, concursos de frases e ideias, almoços de gala, corridas, entrega de prêmios, espetáculos de teatro, dança e cinema, entre outros, apelando à participação da população. As atividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade. As comemorações nacionais deste dia estão a cargo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P.

As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.

Fonte: Calendarr