Home > Notícias > Dia do Bombeiro Brasileiro

Dia do Bombeiro Brasileiro

Foto reprodução/Web

Foto reprodução/Web

Essa é uma data na qual comemora-se o aniversário de 159 anos da criação do Corpo de Bombeiros, aqui do Brasil. Uma das profissões mais antigas que se tem notícia, na antiguidade até alguns anos do século XVIII para o XIX, os bombeiros formavam uma pequena milícia, onde se passava o balde com água de mão em mão dos moradores da cidade, após esse período, é que o profissional bombeiro, foi reconhecido como profissão remunerada.

No Brasil, a história dessa profissão tem início através do trabalho da população em combater os incêndios que eram muito comuns naquela época, principalmente na capital Rio de Janeiro. Em 02 de julho de 1856, foi criado a primeira brigada de bombeiros do Brasil, que foi denominado “Corpo Provisório de Bombeiros da Corte”, tendo como comandante o Major João Batista de Morais Antas.

Antigamente, antes do Imperador D.Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava o serviço de bombeiros, quando os sinos badalassem era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que ficar em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local do incêndio.

Por fim, gostaríamos  de agradecer aos profissionais de todas as brigadas dos bombeiros do Brasil, exercem umas das funções em relação ao cuidado á sociedade mais nobres, pois ao ingressarem na companhia, estão fazendo uma escolha que terão de enfrentar grandes sacrifícios, mas mesmo assim permanecem firmes e obstinados em salvar uma vida, muito mais do que apagar o fogo, esses profissionais não tem medo algum em se por em situações de perigo, se houver a hipótese de que se possa salvar alguém, por isso que eles merecem todo o nosso respeito.

Fonte: Calendarr