Home > Geral > RGE promove workshop para a chamada pública de projetos de eficiência energética

RGE promove workshop para a chamada pública de projetos de eficiência energética

A Rio Grande Energia (RGE) realiza nesta quinta-feira (25) um workshop para clientes industriais, comerciais, poder público, serviços públicos e rurais, para apresentar os critérios de inscrição de projetos na chamada pública do Programa de Eficiência Energética (PEE), prevista para ser aberta em julho. O evento que será realizado a partir das 8h, no auditório da sede da empresa, em Caxias do Sul (Rua Mário de Boni, 1902), tem o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar os clientes para a apresentação de propostas, além de capacitar os consumidores com os principais conceitos e oportunidades sobre o tema.

A chamada pública, realizada anualmente pela distribuidora por meio de edital – que estará disponível posterior ao workshop –, abrange os 264 municípios da área de concessão da RGE e visa selecionar os projetos apresentados pelos consumidores, que serão financiados com recursos do PEE, conforme as regras definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). As propostas cadastradas pelos clientes farão parte de um ranking, conforme parâmetros dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE/ANEEL), para a escolha das que terão acesso aos recursos para a execução das obras de eficiência.

Somente no segundo semestre de 2015, a RGE realizará um investimento de R$ 2 milhões nos projetos de clientes industriais e comerciais selecionados na chamada pública. “O workshop proporcionará aos participantes informações estratégicas e relevantes para o consumo inteligente e eficiente de energia nos mais diversos tipos de clientes, eliminando o desperdício, otimizando os processos e gerando maior competitividade com redução de custos”, afirma o Gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia – grupo o qual a RGE integra –, Luiz Carlos Lopes Junior, que será um dos painelistas do encontro.

O coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, e o diretor da Vitális Energia, Josemar Brancacci, também apresentarão painéis, que têm por intuito trazer uma análise da importância da eficiência energética no setor elétrico, com destaque para as oportunidades decorrentes da chamada pública de projetos e os cases de projetos e obras de performance desenvolvidos pelo grupo CPFL, além de debates para esclarecimento e identificação de oportunidades.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

Existente há 15 anos, o PEE-RGE é elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e implanta ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, a educação para a utilização racional dos recursos naturais, além de diversas outras ações, dentro dos projetos: RGE na Comunidade; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento, RGE nos Prédios Públicos e Caravana RGE – Educando para a eficiência. Com um investimento de R$ 134.634.707,00 em 65 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 81.478 kW e de energia conservada de 274.878 MWh/ano.

Michelle Pereira
Assessoria de Imprensa – MTB 12.089